Para Thomas Kuhn, a adesão ao paradigma dá condições de trabalho e motiva o corpo científico. A alteração dos paradigmas, que são incomensuráveis entre si, dificulta a necessária continuidade dos esforços científicos. Assinale a opção que apresenta corretamente as ideias de Kuhn:
(A) O conhecimento científico auxilia a filosofia, mas o contrário não pode ocorrer, por uma questão de método.
(B) Os paradigmas, em grande medida, nada alteram na ciência.
(C) Toda forma de pensamento - racional, empírico, ou religioso - é considerada um paradigma científico.
(D) O modelo revolucionário de Kuhn não encontra aplicação prática.
(E) É impossível estreitar comparação entre um paradigma e outro em relação à superioridade ou à inferioridade.
Soluções para a tarefa
A opção que apresenta corretamente as ideias de Kuhn:
(B) Os paradigmas, em grande medida, nada alteram na ciência.
Para Kuhn, um paradigma fornece, os fundamentos sobre os quais a comunidade científica desenvolve suas atividades e representa como que um "mapa" a ser usado pelos cientistas na exploração da Natureza.
As pesquisas firmemente assentadas nas teorias, métodos e exemplos de um paradigma são chamadas por Kuhn de ciência normal. Essas pesquisas visam, principalmente, a extensão do conhecimento dos fatos que o paradigma identifica como particularmente significativos, bem como o aperfeiçoamento do ajuste da teoria aos fatos pela articulação ulterior da teoria e pela observação mais precisa dos fenômenos
Assim, em qualquer estudo científico, os cientistas da ciência normal enfatizam suas observações em certezas paradigmáticas que lhes permitem apoiar de melhor maneira, suas teorias.
Outras observações que não se encaixam no paradigma aceito pela comunidade científica, ou são consideradas erros e mitos, ou permanecem como problemas especiais para pesquisas posteriores.
Bons estudos!
É impossível estreitar a comparação entre um paradigma e outro em relação à superioridade visto que os paradigmas irão somente atender mais as necessidades em que os que os questionam vivem.
Boa sorte na Prova Multidisciplinar 1 :)