Para termos uma abrangência sobre a deficiência, é interessante conhecermos o dado do Instituto Inclusão Brasil que “estima que 87% das crianças brasileiras com algum tipo de deficiência intelectual têm mais dificuldades na aprendizagem escolar e na aquisição de novas competências, se comparadas a crianças sem deficiência”, e mesmo assim, é possível que a grande maioria alcance certa independência ao longo do seu desenvolvimento. Apenas os 13% restantes, com comprometimentos mais severos, vão depender de atendimento especial por toda a vida. Diante disso, analise as sentenças a seguir: I- Em uma definição mais específica, citamos parte do material do sítio eletrônico da APA (Associação de Pais e Amigos) de São Paulo (s.d., s.p.). II- Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD) traz sobre a deficiência intelectual que, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade. III- No dia a dia, além de ter dificuldade em aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas, geralmente, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem, mas de acordo com suas potencialidades e com suas idades, com base na deficiência que cada um tem. IV- A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo” (APAE SÃO PAULO, s.d., s.p.). Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I e IV estão corretas. B) Somente a sentença III está correta. C) As sentenças II e IV estão corretas. D) As sentenças I e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As sentenças II e IV estão corretas.
Explicação:
- Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD) traz sobre a deficiência intelectual que, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.
- A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo” (APAE SÃO PAULO, s.d., s.p.).