Para superação de dificuldades de linguagem oral são fundamentais atitudes dos adultos que levem em conta algumas premissas. Analise as posições abaixo e verifique quais delas contemplam tais premissas.
Soluções para a tarefa
I. Falta de correspondência entre som e letra cria conflitos e tentativas de escrita por parte das crianças, que resultam em trocas, substituições, omissões de letras.
II. Entre os aspectos formais da escrita,
podemos identificar problemas na aquisição da ortografia, bem como na
segmentação das palavras e frases.
III. Inúmeras e infinitas exceções subvertem a
correlação entre sons e letras.
IV. A escrita é transcrição da fala.
Dentre as posições abaixo, quais delas contemplam tais premissas:
a) Apenas as
afirmativas II, III e IV estão corretas.
b) Todas as afirmativas estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II, III estão corretas.
Considerando as premissas acima, podemos concluir que:
I) Correta: as trocas, substituições ou omissões de letras ocorrem devido à dificuldade da criança em relacionar o fonema ao símbolo, isto é, associar o som a uma determinada letra.
II) Correta: quando a oralidade não segue o padrão formal, a criança tende a reproduzir o que diz, exatamente como diz; e a consequência disso é incorrer em desvios de ortografia.
III) Correta: as exceções relativas, por exemplo, a “s ou z (como em “casa”, em que o ‘s’ tem o som de ‘z’)”, “c ou s (‘cebola’ ou ‘sebola’, ‘cidade’ ou ‘sidade’, ‘ceriado’ ou ‘seriado’)” causam confusão e subvertem as correlações fonéticas até então estabelecidas.
IV) Correta: a escrita é, certamente, a transcrição da fala. Quando organizamos o pensamento, o que “ouvimos” mentalmente é a nossa própria voz, nossa própria fala. Com isso, pensamos exatamente da forma como falamos.
Assim, nossa resposta está na alternativa B, em que todas as alternativas estão corretas.