Filosofia, perguntado por emilegiovanasp, 4 meses atrás

Para Spinoza, a liberdade não é a ausência de causa, mas a necessidade da causa interna, necessidade de ser aquilo que se é. Liberdade é agir adequadamente para a conservação e ampliação de nossa potência de conhecer, existir e agir. Um dos aspectos mais marcantes da Ética de Spinoza é: * 1 ponto a) Oposição entre necessidade e liberdade b) Relação entre necessidade e liberdade. c) Ideia de que a liberdade é uma ilusão. d) Concepção de que somos livres pois podemos fazer escolhas e, portanto, nada nos determina.​


wendellmaia: aq vemos q nem todo heroi usa capa
angelodesales2pcsy85: obggg
mal16: MT OBGG
vinaodobuteco: humilde
kzxmg: 1-b) Relação entre necessidade e liberdade.

2-a) atributos e modos
aldamores: Obrigadooo
leolssilva000: Revolução dos comentários!!!!!!!
gabriellylima4413: <<<<<333
Emilli1701: Obrigada
danielloureiro032003: valeuuu

Soluções para a tarefa

Respondido por lobinhaluna
134

Resposta:

Oiee tudo bem?? Espero que sim!!

2º TRI | Filosofia | 3ª Série | Aula 16 |

1-b) Relação entre necessidade e liberdade.

2-a) atributos e modos

Explicação:

1-A oposição entre liberdade e necessidade é um tema recorrente em filosofia. Essa oposição é superada em Spinoza. De acordo com o filósofo, todo aquele que age livremente, age de acordo com a natureza da potência de agir – perseverança para viver de acordo com o Ser – e se aproxima da liberdade, da própria essência de Deus. O homem livre age de acordo com a necessidade da eternidade de Deus, é guiado por Ele.

2-De acordo com Spinoza Deus é a causa de si mesmo e de todas as coisas, a substância em si mesma. Tudo o que há no mundo é consequência de Deus, essa substância infinita que se expressa em atributos e modos.

Espero ter te ajudado!Bons estudos!


Foxygamer0101: 1-B 2-A
lucianomelniski2: cara, foi o que ele colocou
giusepebeltrame: 1B 2A
Respondido por larissamagrani
10

Spinoza, filósofo racionalista, afirma que o homem só é livre quando vive em consonância com Deus e com a Natureza, sendo  a resposta a LETRA B.

Para Baruch Spinoza, filósofo moderno, a concepção de Natureza, Deus, ou "atributos" leva o homem a conhecer e a desfrutar da sua liberdade, que é um modo de Deus.

Segundo o filósofo holandês, tudo é Deus. Portanto, acredita-se em um panteísmo. Spinoza concebe que Deus é onipresente, imanente e governa tudo, sendo o homem a sua ramificação. Assim, para que haja liberdade, o homem deve agir conforme a Natureza e a Deus, senão ele estaria no estado de servidão.

A liberdade do homem é necessária e instituída pela Natureza. Logo, não há liberdade sem a existência dos atributos divinos e a liberdade é determinada, moldada e concebida através das vontades de Deus.

Link: brainly.com.br/tarefa/31796880

Anexos:
Perguntas interessantes