Para Sócrates, o cultivo de conhecimento, em vez de riqueza ou status, seria o objetivo supremo da vida. Não uma questão de diversão ou curiosidade, mas a razão pela qual existimos. Além disso, conhecimento seria essencialmente autoconhecimento, porque define a pessoa que se é nesse mundo e fomenta o cuidado pela alma imortal.
Muitas foram as explicações sobre a natureza humana ao longo da história da Filosofia. Dentre os filósofos que refletiram sobre esse tema, Sócrates elaborou uma das primeiras concepções filosóficas cuja preocupação central era a vida humana. Para Sócrates, uma das principais características do ser humano era a
a) habilidade para saber de tudo.
b) presunção e o orgulho em relação ao saber.
c) condição de ser bom e virtuoso por meio do conhecimento.
d) capacidade de alcançar o senso comum e a verdade encerrada em si mesma.
Soluções para a tarefa
Respondido por
9
Resposta:
Alternativa C) condição de ser bom e virtuoso por meio do conhecimento.
Explicação:
Para Sócrates, a Filosofia era um modo de viver, e a vida só valia a pena se fosse refletida. Sem reflexão, questionamento e busca pelo conhecimento – que propiciaria uma vida virtuosa e boa –, viver não faria sentido. Talvez por isso tenha aceitado a morte, no julgamento pelo qual passou, em vez de escolher viver no exílio. Para ele, o que era bom estava relacionado ao conhecimento, e o que era mau, à ignorância.
mkauane187:
tem certeza ?
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Filosofia,
8 meses atrás
Administração,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás