“Para Sócrates, assim como para muitos de nós, existe uma sensível diferença entre expressões da forma ‘Eu acho que’ e ‘Eu sei que’” (JR., Heitor Matallo. “A problemática do conhecimento”, 2000). Sobre o assunto, considere as afirmativas a seguir. I) A expressão “eu acho que” exprime opinião; por isso, não é necessário que ela seja acompanhada por uma argumentação sólida que a comprove. II) A expressão “eu acho que” exprime opinião e sua negação pode ocorrer apenas por intermédio de outra opinião. Em outras palavras, não há como negar a expressão “eu acho que” por meio de provas empíricas. III) O emitir opiniões, da forma como denota a expressão “eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada. Por isso, é um saber assistemático. IV) A expressão “eu acho que” refere-se ao senso comum, valorado por crenças, ações e comportamentos cotidianos. Está correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Existem diferentes tipos de relações entre um ser humano e o mundo. Podemos conhecer o mundo de formas distintas, e nos expressar sobre ele também de formas variadas. Temos, portanto, que opiniões e "saber" são coisas diferentes.
I) A expressão “eu acho que” exprime opinião; por isso, não é necessário que ela seja acompanhada por uma argumentação sólida que a comprove.
Correto. A opinião não precisa de uma argumentação, já que, de partida, se sabe que não é algo que o indivíduo "sabe".
II) A expressão “eu acho que” exprime opinião e sua negação pode ocorrer apenas por intermédio de outra opinião. Em outras palavras, não há como negar a expressão “eu acho que” por meio de provas empíricas.
Falso. É possível, sim, negar uma opinião com provas empíricas, e é por isso que utilizamos da argumentação.
III) O emitir opiniões, da forma como denota a expressão “eu acho que”, representa um processo espontâneo do ser humano, conquistado a partir da experiência pessoal acumulada. Por isso, é um saber assistemático.
Correto. O saber assistemático, que tem como resultado a emissão de opiniões, é algo natural do ser humano, que procura se relacionar com o mundo a partir de suas experiências pessoais.
IV) A expressão “eu acho que” refere-se ao senso comum, valorado por crenças, ações e comportamentos cotidianos.
Correto. O "achar" distingue-se da reflexão que leva ao "saber", porque não procura encontrar a verdade das coisas em si, mas como essas coisas aparecem.
A frase "Só sei que nada sei" é símbolo da douta ignorância de Sócrates, ou seja, o pensador, embora consciente da sua sabedoria, entende que o verdadeiro filósofo deve ser humilde e não agir por títulos ou honrarias (Alternativa II está incorreta).
Sócrates tinha um jeito peculiar de "fazer" filosofia: muito astuto e considerado sábio pelo Oráculo de Delfos, ele andava pelas ruas de Atenas dialogando com os jovens, com a finalidade de trazer a luz filosófica em suas palavras (por assim dizer).
Utilizando da maiêutica (parto das ideias), Sócrates conversava sobre os temais mais corriqueiros e usava da técnica da ironia para desconstruir conceitos errôneos e do senso comum da época.
Sócrates focou sua filosofia no homem e na sua ética, tendo como primazia analisar o comportamento humano e filosofar acerca de como viver filosoficamente.
Link: brainly.com.br/tarefa/18724217