Para Shoji Shiba a definição de qualidade se divide em quatro adequações ou níveis de qualidade, a saber: adequação ao padrão, adequação ao uso, adequação ao custo e adequação à necessidade latente. Desse modo, segundo Shoji a organização realmente produzirá com qualidade quando conseguir interagir as quatro adequações possíveis em uma só empresa. Disponível em: . Acesso em: 27 jan. 2019. Sobre Adequação a Necessidade Latente, análise as afirmativas abaixo: I - Assegura a satisfação das necessidades de mercado, podendo ser atingida através da inspeção. II- Significa a satisfação das necessidades dos clientes antes que estes estejam conscientes delas. III - Minimiza a variabilidade do processo de produção, de maneira que todas as unidades produzidas estejam dentro dos limites de inspeção. IV - Esse conceito de qualidade possibilita uma integração com os clientes por meio de sistemática revisão e análise crítica de suas necessidades. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I e III, apenas. Alternativa 2: II e IV, apenas. Alternativa 3: III e IV, apenas. Alternativa 4: I, II e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a 2: II e IV, apenas.
A alternativa I (Assegura a satisfação das necessidades de mercado, podendo ser atingida através da inspeção) está incorreta porque refere-se a abordagem de adequação do uso e não demanda latente, onde a adequação do produto será feita de acordo com a perspectiva do cliente e geralmente é realizada por meio de inspeção.
A resposta III está incorreta (Minimiza a variabilidade do processo de produção, de maneira que todas as unidades produzidas estejam dentro dos limites de inspeção) pois pelo contrário, existem maior variabilidade do processo produtivo para suprir uma necessidade latente, isto é, produzir produtos/serviços que não existem, com novas características daqueles já existentes no mercado.
Bons estudos!