Para ser implementada, uma política pública de saúde precisa estar de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Dessa forma, para prestar uma assistência de qualidade, o profissional deve analisar não apenas uma condição clínica específica, mas o indíviduo em sua totalidade, uma vez que não devem ser desperdiçadas oportunidades de promover e cuidar da saúde da população. Um exemplo de assistência e execução de políticas relacionadas à ações de saúde pode ser visto no cenário de atuação da Atenção Básica, que busca cuidar da população no ambiente em que vive. Esse cenário inclui a Estratégia Saúde da Família, a Política Nacional de Saúde Bucal, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, dentre outros programas, ações e estratégias. O primeiro nível de atenção à saúde é a Atenção Básica, com ações individuais e coletivas, englobando a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral positiva na vida dos indivíduos. Confira a situação a seguir. Descrição da imagem não disponível Considerando o contexto, responda: a) O que pode estar acontecendo com o paciente? b) De forma holística, que ações de enfermagem devem ser direcionadas a este atendimento? c) Qual(is) política(s) atendem esse caso?
Soluções para a tarefa
Resposta:a) O homem pode apresentar um caso de hanseníase e deve ser atendido de acordo com este caso clínico no que se refere aos testes, ao tratamento, ao acompanhamento, à notificação e aos cuidados de prevenção para as pessoas mais próximas até o momento da sua alta. Além disso, ele precisa ser atendido de maneira integral, como todos os indivíduos com situações clínicas diferentes.
b) Algumas ações de enfermagem são necessárias, como: assistência de enfermagem humanizada e qualificada, notificação de novos casos suspeitos ou confirmados, realização da consulta de enfermagem de forma holística para diagnosticar e acompanhar os casos, orientação quanto ao exame clínico (avaliação de sensibilidade e alterações na pele) e laboratorial (baciloscopia), acompanhamento da terapia medicamentosa paucibacilar e multibacilar, principalmente da dose supervisionada (quando o paciente se medica com a supervisão do enfermeiro), adesão ao tratamento, ações de controle da doença e prevenção a pessoas próximas, valorização do autocuidado, apoio emocional e envolvimento familiar, orientação sobre o fato de que pessoas incluídas no esquema paucibacilar, embora precisem de tratamento, não são contagiosas, ao passo que indivíduos incluídos no esquema multibacilar transmitem a doença apenas até o início do tratamento.
c) A política envolvida no caso é: Diretrizes para Vigilância, Atenção e Eliminação da Hanseníase como Problema de Saúde Pública.
Explicação: