Para ser de fato formativa, a avaliação não deve ser classificatória nem seletiva, mas sim diagnóstica e inclusiva. Nas colunas abaixo, você encontrará exemplos para decidir sobre o que é formativo e o que não é formativo. Na coluna à esquerda, você encontrará uma lista de propostas avaliativas e na coluna à direita, a definição de alguns objetivos de avaliação. Relacione as duas colunas. Propostas avaliativas Objetivos de avaliação A) Análise do conjunto das produções de textos de um aluno ao longo do bimestre B) Relatório de observação do trabalho de um aluno em seu grupo C) Vestibular D) Análise de portfólio E) Ranking de entrega de tarefas da sala F) Prova de admissão em escolas de Ensino Médio particulares considerados centros de excelência I) Classificatória e seletiva II) Diagnóstica e inclusiva Agora, escolha a seguir a alternativa que contempla a relação entre as duas colunas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
A avaliação "formativa" é aquela que visa encontrar as falhas no processo pedagógico e corrigi-las, de modo que o objetivo não é encontrar o "melhor" aluno, mas garantir que todos aprendam aquilo que precisam aprender.
Já avaliação "classificatória", ou "não-formativa" visa estabelecer uma hierarquia entre os alunos, selecionando dentre eles os "melhores", sem esperar corrigir eventuais deficiências de aprendizagem que apresentem.
Com isto em mente, são exemplos de avaliações formativas o item A, B e D, e são classificatórios os exemplos presentes em C, E e F.
zanna0812pdxb9b:
e qual a resposta ???
Respondido por
15
c. A – II; B – II; C – I; D – II; E – I; F – I .
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás