Para ser bem-sucedida, a organização precisa de gestores eficientes e eficazes. Por isso, é
indispensável que os gestores apresentem desempenho acima da média, além de habilidades
específicas para atuar na gestão de uma organização.
Antônio é coordenador de controladoria de uma companhia de seguros, localizada em uma
pequena cidade do Rio de Janeiro.
É um chefe que não aceita feedbacks, e ao fornecer feedbacks aos seus colaboradores, faz de
forma ríspida apontando somente erros.
Por este motivo, os colabores tem medo dele e não confiam no seu trabalho.
Além disso, Antônio é uma pessoa desconfiada por isso não delega poderes e controla todas as
atividades executadas no departamento, sem participar do desenvolvimento do trabalho.
Com base nessas informações e tendo a finalidade de ajudar na gestão do departamento de
controladoria da companhia, responda:
a) Antônio pode ser considerado um gestor eficiente?
Justifique sua resposta.
b) Como coordenador de controladoria da companhia,
qual seria a melhor forma de dar feedback aos colaboradores?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
a) Antônio não pode ser considerado um gestor eficiente. O gestor eficiente tem que ser capaz de fornecer feedback tanto positivo quanto negativo. Dessa maneira, é preciso ressaltar as atividades e desempenhos alcançados pelo colaborador, bem como almejar o seu crescimento e desenvolvimento profissional. Concomitantemente, o gestor deve ser capaz de ouvir feedback dos seus colaboradores e ser humilde para reconhecer suas falhas.
O gestor deve oportunizar um ambiente de confiança mútua e delegar poderes aos colaboradores, para que haja motivação e execução do trabalho da melhor maneira possível. Ademais, os gestores precisam participar do desenvolvimento do trabalho para o engajamento do time.
b) O feedback é uma ferramenta para melhoria do desempenho pessoal e profissional. Antes de realizá-lo, é preciso refletir sobre os pontos positivos e negativos dos colaboradores. Sendo assim, a melhor forma de dar feedback é conversar com os colaboradores individualmente em um ambiente privado e destacar as qualidades antes de criticar ou cobrar algum comportamento.
Além disso, é importante utilizar exemplos sobre situações, em vez de utilizar adjetivos genéricos sobre o colaborador como preguiçoso, por exemplo. No final, ainda é importante salientar que o feedback é o desejo de que o funcionário se desenvolva e cresça profissionalmente.
Feedback é uma resposta dada a algum estímulo para avaliá-lo.
Se falamos de feedback empresarial, refletimo-nos à resposta que os colaboradores e clientes podem dar ao que lhes é oferecido.
António pode ser considerado um gestor eficiente?
António não pode ser considerado um gerente eficiente, pois, para ser um gerente eficaz, ele deve conseguir dar feedback positivo e negativo.
Por isso, é necessário destacar as atividades e o desempenho alcançado pelo colaborador, bem como o foco no crescimento e desenvolvimento profissional.
É muito importante para um gerente eficaz ouvir os comentários dos seus funcionários, ser humilde e reconhecer as suas falhas.
Qual seria a melhor forma de dar feedback aos colaboradores?
O feedback é uma ferramenta para melhorar o desempenho pessoal e profissional. No ambiente interno da empresa, refere-se às avaliações realizadas entre a equipa.
Para alcançar um processo de gestão minimamente organizado, deve-se sistematizar como será feito o feedback da liderança e dos colaboradores.
É necessário refletir sobre os pontos positivos e negativos dos colaboradores, conversar com eles individualmente num ambiente privado e destacar os pontos fortes antes de criticar ou exigir comportamentos.
Saiba mais sobre gerentes em: https://brainly.com.br/tarefa/40467027
#SPJ2