Para ser alfabetizada, uma criança precisa compreender o código linguístico e o uso funcional da linguagem através das hipóteses linguísticas. Considerando os quatro níveis ou fases dessas hipóteses propostas por Emília Ferreiro e Ana Teberosky, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes assertivas:
I - O nível pré-silábico caracteriza-se pela falta de relação entre escrita e som.
II - Na fase silábica, as palavras monossílabas não são um desafio para as crianças, já que são fáceis de falar e escrever.
III - Na chamada fase de transição, a criança passa a utilizar os dois níveis (silábico e alfabético) de forma alternada, pois oscila de um modelo ao outro.
IV - Quando a criança consegue escrever utilizando grafemas (letras) que correspondem aos fonemas (sons), ela alcançou o nível alfabético.
A sequência correta de cima para baixo é:
A) V, V, V, V.
B) V, V, F, V.
C) V, F, V, V.
D) F, V, F, V.
E) V, F, F, V.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra E) V,F, F, V
Explicação:
O item II está incorreto, pois na fase silábica, "a criança define as partes das palavras, ou seja, a sílaba, mas nessa fase ela representa não a sílaba por completo; algumas vezes irá colocar mais letras do que necessário, pois acredita ser o correto."
O julgamento correto das assertiva sobre
E) V, F, F, V
Na fase silábica, as monossílabas são os primeiros desafios das crianças, já que elas estão apenas começando a aprender a ler e escrever, a alfabetização é um processo lento e demorado, e que nunca para, é por isso dia após dia, aprendemos algo a mais sobre a leitura.
Na fase de transição, a criança usa os dois níveis ao mesmo tempo, sem oscilar, isso porque um nível complementa um outro, a divisão em níveis se da por um motivo puramente didático.
Os grafemas são correspondentes dos fonemas falados, ao usa-los da forma correta a criança está já no nível alfabético.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/18033851