Para ser administrada eficazmente, uma empresa precisa, além de outros fatores externos, de um sistema de geração de informações gerenciais. Sendo assim, os gerentes desejam informações precisas e adequadas sobre custos para tomar decisões estratégicas e conseguir aprimoramentos operacionais. Assim, os gerentes têm segurança quando tomam decisões ou executam qualquer atividade somente se municiados de informações consistentes.
Você é um analista de consultoria contábil/financeira na Four Consulting, e sua companhia foi contratada para estruturar alguns setores de uma nova indústria química, e você vai liderar essa consultoria.
Realizando todo o desenho dos processos do setor contábil, um analista júnior da sua equipe pergunta a você quais são os três tipos de sistemas contábeis envolvidos no processo de tomada de decisão empresarial. Quais seriam?
A.
Planejamento gerencial, planejamento de custo e plano diretor.
B.
Contabilidade gerencial, contabilidade para a tomada de decisão e contabilidade da informação.
C.
Planejamento gerencial, planejamento de custo e tomada de decisão.
D.
Contabilidade financeira, contabilidade de custos e contabilidade gerencial.
E.
Planejamento de custos diretos, custos indiretos e custos fixos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D.
Contabilidade financeira, contabilidade de custos e contabilidade gerencial.
Explicação:
Resposta: D.
Contabilidade financeira, contabilidade de custos e contabilidade gerencial.
Contabilidade financeira: avalia todas as variações quantitativas e qualitativas que ocorrem no patrimônio da empresa, traz informações relevantes para o controle de operações, facilita o planejamento e, consequentemente, é um importante suporte para a tomada de decisões.
Contabilidade de custos: é o ramo da contabilidade que avalia todos os gastos da empresa e se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade.
Contabilidade gerencial: é o processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizado pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos.
Um sistema contábil é um programa de contabilidade; um software capaz de automatizar e controlar várias tarefas ao mesmo tempo que, por muitas vezes, são trabalhosas e até mesmo complexas de serem executadas. Assim sendo, planejamento gerencial, planejamento de custo, plano diretor, tomada de decisão, planejamento de custos diretos, custos indiretos e custos fixos são tarefas (trabalho prescrito) que devem ser desempenhadas dentro das organizações, e essas tarefas são automatizadas e controladas por algum sistema contábil.