Pedagogia, perguntado por matiaseunice, 1 ano atrás

Para se identificar alunos com Altas Habilidades/Superdotação foram criados por estudiosos, vários instrumentos como inventários e listagens que auxiliam educadores e familiares, entretanto, dificilmente um aluno vai apresentar todos os indicadores contidos num determinado inventário, mas com frequência, vários aspectos de suas características serão apontados.

Entre as características comportamentais gerais que são consideradas para que seja feita essa identificação podemos considerar:

I - Muitas aprendem a ler mais cedo que as demais crianças de sua idade, apresentando uma melhor compreensão das nuances da linguagem.

II - Frequentemente são capazes de identificar e de interpretar dicas não verbais, elaborando inferências que outras crianças dependem do adulto para fazer.

III - Podem manter períodos de concentração e de atenção mais longos.

IV Frequentemente apresentam uma energia aparentemente interminável, pois, toda criança com altas habilidades tem diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade.

Assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a. Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.
c. Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
d. As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielapimenta1
19
As alternativas I,II e III estão corretas. 

IV- errada. A maioria das crianças com AH/SD tem diagnósticos errôneos de TDAH

tdkelly: correta obrigada
Respondido por viniciusrm19
5

b. Somente as afirmativas I, II e III estão corretas.

Dentre as afirmativas, somente a IV encontra-se incorreta, pelo fato de que os alunos que apresentam altas habilidades/super dotação não podem ser definidos como alunos que apresentam "uma energia interminável", visto que as pesquisas científicas não definem isto como um consenso.

Na verdade, estão categorizados como alunos de inclusão, de forma que é necessário a existência de profissionais educadores preparados para o trabalho com estas crianças/jovens.

Perguntas interessantes