Para se exercitar, um homem joga uma bola de 650 gramas contra uma parede.
Supondo que essa bola, em um instante antes de atingir a parede, esteja com velocidade de 5m/s na horizontal e retorne para o atleta na mesma direção também com velocidade de intensidade de 5m/s, ela sofre alteração de momento linear? Considerando que o intervalo de tempo em que a bola interage com a parede é de 0,01s, qual é a força que a parede aplica sobre a bola? (Considere a força como constante.) Indique a alternativa que responde corretamente essas duas perguntas.
A.
Não, a parede não exerce força sobre a bola.
B.
Não, a parede exerce força de 65N sobre a bola.
C.
Sim, a parede exerce força de 6,5N sobre a bola.
D.
Não, a parede exerce força de 325N sobre a bola.
E.
Sim, a parede exerce força de 650N sobre a bola.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Sim, a parede exerce força de 650N sobre a bola.
Sim, a bola sofre alteração de momento linear, porque a velocidade muda de sentido apesar de não mudar de intensidade de direção.
O momento inicial é pi = m ∙ vi = 0,65 ∙ 5 = 3,25kg ∙ m/s, e o momento final, depois da colisão com a parede, é de pf = 0,65 ∙ (- 5) = - 3,25m/s. Portanto, a variação é dada por: Δp= pf - pi = -3,25 – 3,25 = - 6,50 kgm/s.
Usando o teorema do impulso-momento linear, tem-se que o impulso é igual à variação do momento (J = Δp), e da definição do impulso (J = F ∙ Δt) é calculada a força por: F= J/ Δt = - 6, 50 / 0,01 = 650N.
Explicação:
Perguntas interessantes
Informática,
4 meses atrás
Português,
4 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás