Para se compreender o que é política educacional. antes de tudo é necessário compreender os conceitos de estado e governo. Ambos se diferem e partir dos mesmos surge o termo política, que se difere as decisões feitas por uma determinada organização, geralmente uma autoridade, de acordo com as demandas ou necessidades sociais.
Sobre os conceitos relacionados a políticas e educação, associe as colunas abaixo:
A sequencia correta esta disposta em:
Soluções para a tarefa
Resposta: resposta correta 1-A
2-1-1-2
Explicação: pag do livro 29
Resposta: Alternativa 1: 2, 1, 1, 2.
Explicação: Pagina 29
1. Políticas públicas.
2. Políticas sociais
( 2 ) Visa intervir sobre adversidades relacionadas à saúde, cultura, esporte, lazer, educação, entre outros. Políticas sociais: conjunto de propostas de intervenção sobre problemas relacionados com o desenvolvimento social de um determinado país, estado ou município, incluindo as políticas de educação, saúde, habitação, transporte, cultura, esporte e lazer (BRASIL, 2007 p. 243).
( 1 ) Pode contar com participação indireta ou direta de grupos sociais, além de que as ações direcionadas podem apresentar um trabalho de forma conjunta entre governo e grupos sociais. As políticas públicas, também, podem ser definidas como conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos (nacionais, estaduais ou municipais), com o envolvimento e a participação direta ou indireta de grupos sociais. Os programas ou ações podem partir do governo, dos grupos sociais ou ambos, de forma conjunta.
( 1 ) Surgem a partir de fragilidades políticas, econômicas ou de bem-estar. As políticas públicas são autuadas:[...] pelo governo quanto à sua implementação e manutenção, mas emergem da sociedade, dos problemas ou demandas que podem ser econômicos, políticos ou de bem-estar.
( 2 ) Está relacionada ao modelo de assistência social e visa minimizar as desigualdades. E políticas sociais se referem a ações que determinam o padrão de proteção social implementado pelo Estado, voltadas, em princípio, para a redistribuição dos benefícios sociais visando a diminuição das desigualdades estruturais produzidas pelo desenvolvimento socioeconômico.