Para se compreender história, além da temporalidade, outras duas categorias são importantes para se compreender o passado e sua reconstrução. Tais categorias são a evidência e a inferência históricas, fundamentais para o tratamento de fontes e documentos históricos e, portanto, fundamentais no método de ensino de história. As evidências do passado podem ser chamadas de “provas”, de acordo com Collingwood (2001. P.262) e a possibilidade de fazer inferências (entendimento e interpretação das fontes) sobre tais evidências torna a ciência histórica crítica, permitindo transformar os testemunhos do passado em conhecimento histórico, desde que sejam confirmados pelo tratamento e testemunho das fontes. Partindo dessa constatação, construa um texto de 10 a 15 linhas explicando por que o trabalho com a inferência de evidências do passado é o caminho para fornecer aos alunos a compreensão da investigação histórica? Considerando que a investigação histórica é fundamental para o ensino da disciplina, junto à compreensão histórica, o conhecimento e compreensão de acontecimentos, povos e mudanças do passado, interpretação histórica e a organização e comunicação da aprendizagem. E como os professores podem desenvolver atividades de aprendizagem histórica com seus alunos? Se necessário, cite exemplos de tais atividades.
Soluções para a tarefa
Respondido por
10
Observa-se que o trabalho com inferências históricas sobretudo para as Ciências Humanas, torna-se essencial para o aprendizado dos alunos, no sentido de dar mais confiabilidade e sustentação de argumentos, garantindo um ensino de qualidade com fontes históricas verídicas.
Dessa forma, os educadores devem utilizar estes métodos, para proporcionar melhores práticas pedagógicas, visando a qualificação do ensino como um todo.
Perguntas interessantes