Para se aplicar os conceitos de restaurações Classe II, é necessário o conhecimento anatômico antes de se fazer a escultura de amálgama. Porém, reconstruir a face oclusal somada ao envolvimento proximal das restaurações aumenta ainda mais a complexidade, e deve ser auxiliado pelo uso de um sistema de matriz. Considerando esse contexto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A escultura da face oclusal é feita com a matriz posicionada, removendo-se inicialmente o excesso próximo à matriz; a seguir, deve ser realizada a remoção da matriz cuidadosamente para esculpir as faces proximais, estabelecendo um contato adequado evitando impacção alimentar.
PORQUE
II. Para melhor adaptação da matriz, o amálgama deve ser condensado primeiramente na caixa proximal, começando pelo ângulo formado pela matriz e o cavo superficial da parede e nos ângulos diedros e triedros correspondentes àquela parede, pressionando para vestibular e lingual, tracionando o condensador para oclusal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II não justifica a asserção I. Correto
b. As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II justifica a asserção I.
c. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
d. As asserções I e II estão corretas.
e. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Os procedimentos de escultura em uma restauração de amálgama inicia-se logo após a condensação do material, momento em que se preenche a cavidade com um excesso de material para possibilitar posterior adequação. Na sequência, realiza-se a brunidura “pré-escultura”, tentando definir o sulco principal com o explorador e esculpir a restauração com base na anatomia dentária, lançando mão de esculpidores. A escultura pode ser dividida em duas fases: o recorte, que determina as margens da restauração, e o acabamento final.
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
I) Na fase de recorte da escultura, elimina-se o excesso de amálgama, utilizando recortadores (Hollemback, Frahn ou Wiland), que irão definir o contorno e as margens da restauração.
II) O acabamento deve ser feito com instrumentos mais delicados, como o discoide cleoide, para arredondar as cúspides e evidenciar os sulcos.
III) A manobra de esculpir os sulcos secundários e fossas, deve ser cuidadosa para não criar regiões de fragilidade sujeitas à fraturas e retenção de placa.
IV) Deve-se esculpir sulcos profundos ou deslocados para uma das margens, a fim de obter uma oclusão fisiológica.
V) Dependendo da condição oclusal do paciente, pode-se estabelecer três pontos de contato entre cúspide/fossa ou dois pontos entre cúspide e crista marginal.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Somente as afirmativas II, III, IV e V estão corretas. Incorreto
b. Somente as afirmativas I, III, IV e V estão corretas.
c. Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
d. Somente as afirmativas I e V estão corretas.
e. Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
12
a. As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II não justifica a asserção I.
Respondido por
10
Resposta:
01 - As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II não justifica a asserção I,
02 -
Somente as afirmativas I, II, III e V estão corretas
Explicação:
Perguntas interessantes
Artes,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás