Para Saussure, a linguagem, ao contrário da língua, sofre alterações: modificam-se as palavras, novas expressões vão surgindo, o uso constante da língua permite comunicações distintas em diversas épocas e/ou situações. Para encerrarmos essa noção básica acerca da concepção estruturalista, entende-se que a linguagem advém da língua e não podemos confundir: a linguagem tem caráter individual e social e a língua possui caráter adquirido e convencional.
FASCINA, Diego L. M. Linguagem, Comunicação e Interação. Formação Sociocultural e Ética I. UniCesumar: Maringá, 2021.
Relacionando o conteúdo estudado sobre “Linguagem, Comunicação e Interação”, analise as alternativas a seguir e assinale a correta.
Alternativas
Alternativa 1:
A língua é uma ação individual que se manifesta meramente na fala, por isso, não há processos comunicativos quando a utilizamos.
Alternativa 2:
Para Saussure (1970), a linguagem provém da língua, possuindo características individuais e sociais sendo passível de modificações.
Alternativa 3:
Saussure é considerado o pai da linguística moderna e considera a fala e a língua um sistema igualitário e indissociável, já que exprimem ideias a serem incomparáveis.
Alternativa 4:
Segundo o pensamento Saussureano, todas as evoluções históricas e sociais que percorreram o mundo comprovam que a língua permanece sempre a mesma, em estado de estagnação.
Alternativa 5:
Os estudos de Saussure atestam que a língua é uma derivação da linguagem, de modo que seu caráter minimalista corrobora com a ideia de aquisição das convenções comunicativas da linguagem.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Eu vou na 2.
Para Saussure (1970), a linguagem provém da língua, possuindo características individuais e sociais sendo passível de modificações.
Explicação:
Perguntas interessantes