Para Sacristán, a avaliação também tem a função pedagógica de “diagnóstico”, quando a sua existência é justificada pela necessidade de conhecer o progresso dos estudantes, com o objetivo de se buscar formas de intervenção na melhoria das aprendizagens.
A respeito da avaliação diagnóstica, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
I. No diagnóstico, a avaliação também se presta ao papel de formação dos alunos, constituindo, simultaneamente, uma avaliação diagnóstica e uma avaliação formativa.
II. A avaliação com função diagnóstica tem como papel pedagógico ser um “recurso para a individualização”.
III. A prática da avaliação diagnóstica acontece pontualmente, e avalia o primeiro momento do processo de ensino e aprendizagem.
IV. Com a realização da avaliação diagnóstica individual, podem-se fazer adaptações do ensino às condições e ritmos dos estudantes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, F, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.
V, V, V, V.
F, F, F, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
vvff resposta das questões
Resposta:
Letra B - V, V, F, V
Explicação:
Analisarei uma a uma das afirmativas abaixo:
A afirmativa I está correta porque para Sacristán (2000, p. 323), no diagnóstico, a avaliação também se presta ao papel de formação dos alunos, constituindo, simultaneamente, uma avaliação diagnóstica e uma avaliação formativa.
A afirmativa II e IV estão corretas porque de acordo com Sacristán (2000, p. 323), a avaliação tem como função pedagógica ser um “recurso para a individualização”, o que permite que, realizada a avaliação diagnóstica individual dos estudantes, se façam adaptações do ensino às condições e ritmos dos estudantes, tratando de modo particular e individual cada caso e dificuldade particular, o que só é possível quando se realiza uma avaliação formativa.
A afirmativa III está incorreta porque a prática da avaliação diagnóstica, não acontece somente pontualmente, ela ajuda no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, já que é um recurso que quantifica as potencialidades e fraquezas dos alunos, tornando-se, assim, formativa-diagnóstica e contribuindo para a individualização do processo educativo. A avaliação diagnóstica tem a finalidade de fazer um levantamento de informações sobre o processo de aprendizagem. Em geral, é realizada no início de uma etapa, de um ano letivo ou mesmo de uma atividade específica, com o objetivo de mapear aquilo que os alunos já sabem sobre um ou mais temas e conteúdos. A partir desse diagnóstico, muitas vezes, são identificadas as causas das dificuldades e, mais temas e conteúdos, com isso, normalmente, são definidos os rumos das atividades de ensino, fazendo-se planejamentos de aulas e /ou de intervenções que possam favorecer a aprendizagem.