Para saber se a quantidade de etanol adicionado na gasolina que utilizou para abastecer seu automóvel estava dentro dos parâmetros estabelecidos por lei, Lucas decidiu determinar a quantidade de etanol presente nesse combustível. Para isso, ele fez o seguinte teste: colocou 50 ml de gasolina em uma proveta e, em seguida, adicionou 50 ml de uma solução de cloreto de sódio. Lucas misturou as substâncias e deixou a proveta contendo a mistura em repouso por um tempo. Na sequência, ao analisar a mistura, Lucas verificou que o volume da fase aquosa passou de 50 ml para 65 ml e a da gasolina ficou em 35 ml. Baseado nisso, assinale a alternativa correta: Selecione uma alternativa: a) Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 15% de etanol. b) Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 20% de etanol. c) Essa gasolina está dentro dos limites, pois há 25% de etanol. d) Essa gasolina não está dentro dos limites, pois há 30% de etanol. e) Essa gasolina está dentro dos limites, pois há 20% de etanol.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a D, uma vez que gasolina testada por Lucas possui 30% de etanol.
O etanol tem mais afinidade com a solução salina (sal + água) do que com a gasolina. Assim, ao misturar a solução de cloreto de sódio, o álcool, antes disperso na gasolina, migrara para a solução salina.
Como a solução salina não é miscível com a gasolina, teremos a separação de fases, uma sendo somente a gasolina e a outra a mistura de solução salina e etanol, a qual passa a corresponder a 65 mL.
Assim, como foram colocados 50 mL de solução salina, 15 mL corresponde ao volume de etanol inicialmente presente na gasolina. Logo:
15 mL de etanol ÷ 50 mL de gasolina = 0,30 = 30%
Assim, o álcool presente na gasolina correspondia a 30% da mesma, estando fora dos limites de 25% ± 1%.
Espero ter ajudado!