Para Roque Laraia, em seu clássico livro “Cultura, um conceito antropológico”, uma das premissas da antropologia, ao estabelecer uma centralidade do conceito de cultura, é assumir o relativismo como princípio e romper com quaisquer determinismos. Com base nas discussões do autor, assim, é INCORRETO afirmar que:
Soluções para a tarefa
Você esqueceu as alternativas.
A Romper com o determinismo biológico significa compreender que diferenças genéticas não determinam diferenças culturais, que não há raças na espécie humana, e, portanto, não há superiores e inferiores. Do mesmo modo, as diferenças entre os sexos não explicam aptidões diferenciais entre homens e mulheres.
B Romper com o determinismo geográfico implica ter claro que o clima não modela as civilizações, pois verifica-se grande diversidade cultural em um mesmo ambiente ou em ambientes parecidos, e há muitas respostas possíveis para problemas semelhantes enfrentados pela humanidade.
C Clifford Geertz, refutando a “Teoria do Ponto Crítico”, aponta que as dimensões culturais e biológicas, no ser humano, influenciam-se mutuamente. Compreendendo a cultura como conjunto de sistemas de símbolos, aponta que a capacidade de pensamento simbólico surge completa, como um importante salto evolutivo no processo de hominização.
D Baseado na teoria de Alfred Kroeber, Laraia aponta que a cultura leva o ser humano muito além de suas limitações orgânicas, de modo que sobrevivemos a condições extremas, mesmo com um aparato biológico pobre, e o desenvolvimento cumulativo das civilizações indica que criamos o nosso próprio processo evolutivo.
E O Evolucionismo do séc. XIX, a primeira grande escola antropológica, baseava-se no axioma da igualdade da humanidade. As críticas a esta perspectiva, inicialmente, concentraram-se na imprecisão metodológica de seus pensadores, tida como insuficiente para a sustentação de seus argumentos, bem como em seu etnocentrismo.
Agora podemos responder corretamente:
A alternativa C está correta.
Para Clifford, a interiorização parte do pressuposto que nós enquanto seres sociais possuímos uma série de símbolos para interação, e, é a partir dessa fundamentação que a exterioridade seja a relação do observador para o indivíduo.
Enquanto a interiorização no sistema, atua como a busca pelos princípios racionais para a vida moderna, articulando a ação da sociedade de dentro, ou seja, do homem.
Vale ressaltar que essa escola de pensamento passou mais a frente a relacionar a biologia e a cultura, analisando como as características genéticas do indivíduo podem influenciar em suas ações.