Geografia, perguntado por gleiceatayde20, 1 ano atrás

Para responder esse fórum é importante que você leia a Unidade 1 do livro “Fundamentos Epistemológicos da Geografia”, de Thiago Tavares de Souza e Luciana Graci Rodela (disponível na biblioteca virtual). Então... Vamos à discussão! Na segunda metade do século XX, a Geografia precisou se reinventar para dar conta de compreender as transformações ocorridas no pós-Segunda Guerra. Sua renovação tinha como centro o questionamento dos métodos da Geografia Tradicional. Foram elaboradas várias perspectivas sobre como e por que reorganizar esse ramo do conhecimento, o que gerou uma divisão no pensamento geográfico, tanto do ponto de vista dos posicionamentos político-ideológicos, quanto dos fundamentos da pesquisa e foco de estudo. Uma corrente do pensamento geográfico que ganhou destaque neste momento foi a Geografia Crítica, pautada no materialismo histórico dialético, na qual vários geógrafos buscaram no marxismo referências teóricas e metodológicas para estudar a relação da sociedade com o meio, com engajamento na superação de desigualdades e transformação social. Após a leitura deste pequeno texto, e da Unidade 1 do livro da disciplina, comente sobre a Geografia Crítica e sua influência no pensamento geográfico brasileiro a partir do final dos anos 1970.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
2

A Geografia crítica buscar acima de tudo romper com a neutralidade existente anteriormente, buscando fazer da geografia uma ciência dotada de grandes aspectos críticos, questionando a sociedade capitalista e o meio em que estamos inseridos.

Assim, o estudo do espaço e das formas de apropriação da natureza são o grande foco dessa nova geografia, que busca relacionar tais ações do homem com as suas consequências ao meio ambiente.

Perguntas interessantes