Para responder às questões 1 e 2, retome o conteúdo estudado em nossa aula e leia esse artigo de opinião:
É hora de me virar sozinho?
Quanto mais se cresce, mais é preciso aprender a não depender tanto dos pais
Um dia você pediu para sua mãe assistir a um filme com você, mas ela disse que não podia porque estava deixando tudo organizado para o dia seguinte. E você ficou bem chateado.
Noutro dia, queria muito ir a uma loja comprar um jogo que estava bombando entre seus colegas e pediu para seu pai levá-lo até lá, mas ele chegou muito cansado e disse que teria de ficar para outro dia; você ficou mega frustrado.
E naquela noite, então, em que estava sem sono e pediu para sua mãe contar uma história, mas ela disse que precisava dormir porque teria de levantar muito cedo no dia seguinte? Aí bateu uma tristeza tão grande que deu até vontade de chorar, não foi?
Por muitas vezes, você fez algum pedido a sua mãe ou a seu pai que eles não puderam atender porque tinham outros compromissos, não importam quais. E você ficou bravo, magoado, com raiva até.
Há um pouco de razão em sentir tudo isso: quem é que gosta de ser deixado de lado, de não ser atendido na hora exata em que quer ou precisa de alguma coisa? Ninguém!
Mas sabe como a vida é? Mãe e pai sempre precisam cuidar dos filhos. Mas cuidar não significa fazer tudo na hora que eles querem.
Mãe e pai também têm uma vida para levar: eles trabalham, têm amigos com quem querem conversar, têm parentes que às vezes precisam deles, têm de dormir e descansar, tomar banho, comer e muito mais.
Não é sempre que eles podem atender aos filhos na hora em que chamam. Por isso, você precisa aceitar que há momentos em que precisa se virar sozinho, mesmo que não seja isso o que gostaria de fazer.
Você está crescendo. Quanto mais a criança cresce, mais ela precisa saber resolver por si seus pequenos problemas, não depender tanto dos pais.
Ainda vai levar algum tempo para conseguir viver por conta própria, mas não dá para chegar lá de repente, por isso é bom ir treinando desde já.
SAYÃO, Rosely. É hora de me virar sozinho? Folha de S. Paulo, 1º nov. 2014. p.7. Folhinha.
1) Qual o objetivo desse texto? *
1 ponto
A) Dar uma informação.
B) Defender uma opinião.
C) Divulgar uma pesquisa.
D) Ensinar uma tarefa.
2) Nesse texto, a autora defende a ideia de que *
1 ponto
A) Sair do habitual é uma péssima forma de sermos criativos.
B) Há a necessidade de sairmos da nossa zona de conforto.
C) Sair da zona de conforto é algo que nos deixa confortável.
D) Não gostamos do conforto das rotinas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
1) O objetivo desse texto é:
B) Defender uma opinião.
2) A autora defende a ideia de que:
B) Há a necessidade de sairmos da nossa zona de conforto.
Explicação:
1. Artigo de opinião é um tipo de texto que expõe o ponto de vista do autor sobre determinado assunto e apresenta seus argumentos para embasar seu ponto de vista.
2. A autoria fala sobre a necessidade dos jovens se tornarem mais independentes dos pais e aprendem a lidar com os problemas sozinhos.
Essa é uma forma de sair da zona de conforto, pois é necessário enfrentar os problemas sem a ajuda dos pais.
Perguntas interessantes