Sociologia, perguntado por allanlopesdeoliveira, 6 meses atrás

Para responder ao desafio você deve se focar na ideia básica de socialização do Interacionismo Simbólico.

A socialização, realizada pelo aprendizado das regras sociais e padrões de comportamento, além da apreensão da dimensão social, é para o Interacionismo Simbólico fruto da nossa percepção das reações dos outros. Quando crianças, se agirmos de forma socialmente inaceitável, percebemos a reação negativa dos outros e, assim, entendemos o que são condutas boas ou ruins na sociedade em que vivemos. Mesmo antes de falar, uma criança entende uma cara feia ou outros sinais de aprovação ou reprovação de seus atos e é socializada com isso. Quando crescemos, as reações dos nossos parceiros de interação, seja falada ou não, moldam aquilo que entendemos como bom ou ruim. A opinião dos outros sobre nós é importante para a estima e status social: por isso a maioria de nós persegue uma profissão socialmente valorizada e nos chateamos quando nossos amigos não são a favor de uma escolha que fazemos. A visão do outro é importante para nossa mudança de opinião, mobilização social, comportamentos, expectativas e exigências. Levando-se em conta essa relação que estabelecemos nas interações sociais, responda às seguintes questões:

a) Por que, segundo o Interacionismo Simbólico, as reações dos outros são a base de nossa socialização?

b) Em que medida a confirmação do parceiro de interação sobre nossos atos é importante para nossa percepção de todo o mundo?

Orientação de resposta:
- Reflita sobre a dimensão da formação social das interações nos primeiros anos de vida.
- Escreva sobre a percepção de si através da vida social e sobre como interpretamos a sociedade nos vendo de fora de nós mesmos.

Soluções para a tarefa

Respondido por mateusmateus1767
2

Resposta:

Padrão de resposta esperado

O Interacionismo Simbólico foca na análise da socialização humana nos primeiros anos de vida, portanto, em como aprendemos as regras sociais. Somente nos colocando no lugar do outro é que conseguimos entender o significado de uma conduta nossa. Sendo assim, quando um bebê escuta reiteradas vezes a palavra não junto com a retirada de algo de sua mão, ele entende, mesmo sem saber falar, o significado daquela palavra em conjunto com uma desaprovação. Quando o bebê escuta a voz dos outros e escuta sua própria voz, ele percebe que existe uma semelhança entre ele e seu cuidador. Após ter aprendido alguns fonemas, ele pode reunir essas duas experiências e falar "não" para alguém quando a conduta da outra pessoa não o agradar. Ou seja, além de entender o significado (daí o termo simbólico) do "não", ele sabe, se vendo de fora, o que a outra pessoa entende quando ele mesmo diz um "não". Essa é a origem da fala e também da compreensão de regras sociais, sendo assim, da formação social de uma pessoa, de sua socialização. Por isso, segundo o Interacionismo Simbólico, a nossa percepção do mundo tem base na percepção de si mesmo. Quando alguém nos rejeita em uma relação amorosa, por exemplo, passamos a nos enxergar como alguém feio, ou desinteressante, mesmo que nada tenha mudado de fato. Se alguém reclama de nosso trabalho, mesmo sabendo que somos qualificados, passamos a ficar inseguros. Para o Interacionismo, isso tem a ver com a forma de socialização: procuramos a confirmação do outro, porque sempre nos colocamos no lugar dele para tentar nos ver de fora de nós mesmos. Isso forma a dimensão social das interações.

Explicação:

Perguntas interessantes