Para responder a seguinte questão, você pode se basear nos estudos sobre “Questão agrária e questão agrícola brasileira - relações de trabalho e produção no campo”.
A concentração fundiária não é uma problemática que existe apenas em território brasileiro. Em diversos países da América Latina, a propriedade da terra é concentrada e essa situação causa diversos conflitos no campo, entre movimentos sociais de luta pela terra e latifundiários. A Reforma Agrária, para diversos movimentos, constitui-se como solução para o problema fundiário. Diversos países desenvolvidos, como a Inglaterra, a Dinamarca, a França, o Japão e os Estados Unidos já realizaram suas Reformas no campo, amenizando as desigualdades produzidas pela concentração de terras.
Que argumentos podem explicar a não aplicação de uma Reforma Agrária eficiente também aqui no Brasil?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Reforma agrária é, basicamente, a redistribuição mais justa da terra.A disparidade existente na estrutura fundiária brasileira gera a insatisfação de várias classes da sociedade (trabalhadores rurais, cientistas políticos, sociólogos, entidades religiosas, entre outros), que apoiam a implantação da reforma agrária. Esse pensamento está alicerçado em dois pontos determinantes: o primeiro é o fator social e o segundo, o econômico. O fator social está relacionado ao fato de que há milhares de famílias que precisam de um pedaço de terra para cultivar seu alimento, o que também, de certa forma, torna-se o seu emprego. Já o fator econômico refere-se aos objetivos ligados à produção de alimentos para o abastecimento interno, forçando a diminuição dos seus preços, que recentemente foram inflacionados diante da crise mundial de alimentos. Incluindo ainda que esses pequenos produtores podem se tornar exportadores para diversos países do mundo, o que contribuiria para a economia do país.
A incidência de conflitos envolvendo trabalhadores sem-terra tornou-se mais difundida após o surgimento do maior movimento de luta pela posse da terra no Brasil, o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Trabalhadores integrados a esse movimento promovem protestos e invasões em diferentes pontos do Brasil. Algumas atitudes ofensivas por parte do grupo fazem com que o movimento não ganhe a opinião pública nacional, que seria um ponto positivo para a consolidação da aplicação da reforma agrária no Brasil. A realidade é que essa questão está longe de ter uma solução, diante da complexidade que a envolve, principalmente quando se trata de um país capitalista como o nosso.
Explicação: