Para responder à questão, leia o texto abaixo.
Os professores são, em geral, os primeiros a serem lembrados quando se utiliza o termo trabalho docente. Isso ocorre por razões bastante óbvias, pois são os mais numerosos no processo educacional e os que encarnam de maneira mais expressiva o ato educativo. São considerados os principais responsáveis pelo processo educativo nas políticas educacionais, tendo de responsabilizarem-se pelo desempenho dos alunos, da escola e do sistema educacional. Contudo, diante das variadas funções que a escola pública assume na atualidade, os professores se veem muitas vezes obrigados a responderem a exigências para as quais não se encontram preparados. (…) Observa-se tendência crescente de os professores passarem a ocupar outras funções dentro das escolas, tanto no sentido de desenvolverem tarefas subsidiárias ao ensino, quanto de desempenharem outros papéis no processo educativo. Tal processo tem resultado em maior complexidade da tarefa docente, ou do trabalho docente.
(OLIVEIRA, D.A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.)
O texto acima é considerado:
a)
um texto dissertativo, pois contém argumentos que apresentam uma explicação do mundo e suas asserções apresentam entre si relações lógicas de causa e efeito.
b)
um texto descritivo, pois relata aspectos simultâneos de uma situação.
c)
um texto narrativo, pois as transformações de estado surgem em uma ordem tal que uma pressupõe a outra.
d)
um texto descritivo, pois predominam as figuras (aluno, professor, escola, etc.).
e)
um texto dissertativo, uma vez que os elementos apresentados não mantêm relação de causalidade nem de efeito
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
B ) um texto descritivo , pois relata aspectos simultâneos de uma situação
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Psicologia,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás