Para responder a este desafio você deverá trabalhar com a forma de mobilização e engajamento nos movimentos sociais e suas diferenças.
Todo movimento social tem uma ou mais bandeiras que reivindicam mudanças sociais específicas, as quais dizem respeito aos seus membros ou aos seus interesses. A mobilização em torno de uma questão se dá em termos de reivindicações de direitos e correção de injustiças sociais. O discurso de um movimento social é que a sociedade, tal como está, exclui e priva algumas pessoas de alguns direitos. A escolha para fazer parte de um movimento social pouco tem a ver com a simples conscientização de algum problema da sociedade, como se escolhêssemos algo pelo que lutar em uma lista de injustiças sociais. O engajamento tem relação com a nossa vida e com as questões que nos afetam. O movimento de greve dos professores da escola estadual de Minas Gerais é algo que cabe justamente àqueles que sofrem com esta situação, ou seja, os próprios professores.
O direito que uma classe profissional ou uma classe social reivindica está, via de regra, ligado a uma desigualdade material e requer uma redistribuição de renda, melhores salários, etc. Segundo os teóricos marxistas dos movimentos sociais, todo engajamento tem base na estrutura de classes sociais e, portanto, tem reivindicações econômicas. Dado isso, responda às seguintes questões:
- Com base em quê as pessoas se engajam? Os movimentos têm em vista sempre uma melhoria financeira ou de condições de vida?
Orientação de resposta:
- Discutir o engajamento nos movimentos sociais, por privação relativa.
- Diferenciar as demandas dos movimentos sociais tradicionais e dos novos movimentos sociais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A resposta sobre a base do engajamento em um movimento social tem de levar em conta um contexto específico. Isso porque uma opressão ou privação de direitos só pode ser sentida por uma pessoa se ela encontra, na mesma sociedade, pessoas que têm aqueles direitos resguardados ou que estão do lado que representa a opressão. Sendo assim, não retiramos as demandas de nossas cabeças, mas toda demanda social tem como base a desigualdade social, que pode ter reflexos políticos, econômicos ou jurídicos, entre outros. A privação relativa de um direito é o impulso para a mobilização, uma vez que torna claro para as pessoas o tratamento desigual dado pela sociedade, mesmo nas carências mais básicas. Se em uma comunidade com clima desértico todos têm um uso restrito da água, o tratamento é igualitário, mas se alguns têm mais acesso e outros menos, por motivos injustificados, essa desigualdade passa a ser a base de uma privação. As demandas dos movimentos sociais tradicionais estão ligadas à melhoria de condições financeiras e travam uma briga com pretensões materiais. Já os chamados novos movimentos sociais levantam bandeiras acerca de identidades e valores sociais. O ativismo ambiental, por exemplo, reivindica o valor de preservação da natureza para o futuro, assim como o movimento feminista, após a década de 1970, e o movimento negro lutam contra a discriminação. Essas lutas têm em vista a mudança das relações sociais de caráter simbólico e, portanto, são pretensões de reconhecimento.
As pessoas se engajam, conforme os pressupostos de Marx e devido às condições de privações relativas, para obter melhoria de vida, ou de condições de trabalho, pois geralmente entendem que existe uma má distribuição de recursos e que caso ocorra a situação oposta a classe reivindicante seria beneficiada.
No caso do exemplo exposto, se vê que promover greves é um direito dos professores, e que os mesmos podem aderir aos movimentos concernentes a classe, a qualquer momento, basta que sintam que suas condições de atuações podem ser melhoradas.
Em alguns casos os movimentos reivindicativos não têm como finalidade a melhoria financeira ou de condições de vida de uma classe, a luta ambiental pode ser entendida como um movimento importante que preza pela manutenção e preservação da qualidade de vida de todos os seres vivos.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/34964009
Bons estudos!