para resolver sistemas de equação de 1°grau com duas incógnitas, o professor do oitavo ano explicou que existem três maneiras de serem resolvidos, utilizando o método da substituição ou o método da adição ou, ainda, é possível resolvê-los geometricamente. O professor registrou as duas formas de resolução e distribuiu uma malha quadriculada com o procedimento geométrico, conforme as imagens a seguir: resolução geométrica de sistemas de equações do 1°
grau com duas variáveis:
Imagine que agora você tem a missão de explicar para o seu colega como resolver esse sistema pelo 3 métodos você explicaria? registre o procedimentos
Soluções para a tarefa
Vamos explicar os métodos de resolução de sistemas de equação com duas incógnitas x e y através de exemplos. Suponha que queremos resolver o sistema:
Para este sistema, temos que a solução é S = (3,2)
- Método da adição:
Para utilizar este método, adicionamos as duas equações de forma a eliminar uma das variáveis, em alguns casos é necessário multiplicar a equação por certos números para obter a simplificação, para o nosso exemplo, temos:
Encontrado o valor de x, substituímos ele em qualquer uma das equações para encontrar y.
- Método da substituição:
Aqui, isolamos uma das variáveis em uma das equações e substituímos na outra. Usando novamente nosso exemplo.
Isolei x na primeira equação e substituirei na segunda:
Encontramos o valor de y, agora basta fazer como no método da adição e substituir ele em qualquer uma das equações para achar x.
- Resolução geométrica:
A resolução de um sistema é o ponto de encontro dos gráficos das duas funções geradas pelas equações dos sistema. Como você pode ver na imagem do exercício, para o exemplo utilizado por eles, temos duas equações que se encontram aproximadamente no ponto (8,10), então a solução do sistema deles é x = 8, y = 10. Para o exemplo que dei nesse exercício, eles se encontram no ponto (3,2), ou seja, a solução que encontramos duas vezes é x = 3, y = 2.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/32128727