Para resolver este desafio, você deverá produzir um texto utilizando o padrão formal/culto da língua através do qual você conceitue as orações subordinadas adverbiais e explique por que elas devem ser classificadas com base em critérios semânticos e não sintáticos. Seu texto deve utilizar como exemplos as orações subordinadas adverbiais presentes nos enunciados:
I) Como estou aqui, farei a prova.
II) Como eu avisei ontem, iremos mais tarde.
III) Esse cara come como um passarinho.
Soluções para a tarefa
1como estou aqui farei a prova
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Orações subordinadas adverbiais são aquelas que têm valor de advérbio ou locução adverbial e exercem, em relação ao verbo da oração principal, a função de adjunto adverbial. Elas se relacionam com as orações principais exprimindo diversas circunstâncias: causa, comparação, condição, concessão, consequência, conformidade, tempo, finalidade ou proporção.
Classificá-las de acordo com as conjunções que as encabeçam é um erro, pois elas acrescentam circunstâncias semânticas aos predicados com os quais se relacionam, e que podem variar de acordo com o contexto, produzindo assim sentidos diversos que devem ser analisados e encarados como elementos úteis para compreensão da língua, pois somente a partir de uma visão analítica da oração subordinada adverbial poderemos identificar com clareza a ideia por ela elucidada e, assim, propor sua classificação.
Observe como a mesma conjunção subordinativa, presente nos enunciados, é capaz de construir três sentidos diferentes, gerando assim circunstâncias diferentes que devem ser analisadas para que as orações possam ser classificadas:
I) Como estou aqui, farei a prova.
II) Como eu avisei ontem, iremos mais tarde.
III) Esse cara come como um passarinho.
Em (I) é possível notar que a conjunção "como" exprime uma circunstância de causa, podendo ser substituída por já que, uma vez que, entre outras; e indica que a causa de o personagem fazer algo é o fato de estar naquele local, em determinado momento. Em (II) a mesma conjunção "como" encabeça a oração subordinada "como eu avisei ontem" e expressa o valor semântico de conformidade com relação a algo que foi afirmado na oração principal "iremos mais tarde". Já em (III) a conjunção "como" presente na oração subordinada tem como função expressar uma comparação com um termo da oração principal.
Explicação: