Administração, perguntado por marizynhaah89, 8 meses atrás

" Para resolver este desafio você deverá identificar a função sintática do vocativo no contexto, analisar e identificar os valores sintáticos e semânticos do vocativo em situações de comunicação verbal escritas.
Leia a piada a seguir:
A professora passou a lição de casa:
Fazer uma redação com o tema: MÃE SÓ TEM UMA
No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo as mesmas coisas: a mãe nos amamenta, é carinhosa conosco, é a rosa mais linda do nosso jardim etc. etc. etc. Portanto, mãe só tem uma.
Aí chegou a vez do Juquinha ler a sua:
Domingo foi visita lá em casa. As visitas ficaram com sede e minha mãe me pediu para ir buscar Coca-Cola na cozinha. Eu abri a geladeira e só tinha uma Coca-Cola. Aí eu gritei: MÃE, SÓ TEM UMA!
(Piada do Juquinha - Blog da Prof.ª Helena)

Partindo do pressuposto que o domínio das estruturas sintáticas de nossa língua, entre elas o vocativo, amplia nossa competência linguística e textual, explique o que ocasiona o humor do texto.
Para tanto, elabore um texto que contenha:
a) Conceituação de vocativo;
b) Identificação da função do vocativo;
c) Análise do valor semântico e sintático do vocativo no contexto;
d) Linguagem padrão culta da Língua Portuguesa."

Soluções para a tarefa

Respondido por sebastiaorodri12
6

Resposta:

O vocativo é um termo que tem como função interpelar o interlocutor, nos contextos em que, nos atos de fala, imagina-se um diálogo com alguém. Pelo fato de explicitar uma relação com a situação discursiva, o vocativo é um termo que goza de independência no interior das orações e períodos e, por isso, vem separado do restante do enunciado pela presença de um sinal de pontuação, normalmente a vírgula. Logo, chamamos de vocativo o termo sintático que nomeia a pessoa ou coisa a que nos dirigimos.

Na piada em questão, o humor foi ocasionado pela não compreensão da proposta de redação indicada pela professora. O tema da redação previa a construção de um texto que indicasse que mãe é uma pessoa especial e inigualável, fato evidenciado pela estrutura sintática do enunciado, em que o termo mãe tem a função de objeto direto (só há uma mãe).

Entretanto, o desconhecimento da estrutura sintática do enunciado, ocasionou um mal entendido que levou à identificação da proposta de redação como tendo mãe como um vocativo, sendo, portanto, separado do restante do enunciado por vírgula. Assim, a redação de Juquinha destoa da intenção comunicativa proposta pela professora e gera um texto humorístico, pois não atende ao valor semântico prenunciado pelo tema indicado.

Explicação:

Perguntas interessantes