Para realizar um movimento, um músculo não trabalha sozinho. Em um movimento é possível observar um músculo que atua de forma principal para que o movimento aconteça (agonista), um músculo que dá suporte para que o movimento aconteça (antagonista), um músculo que auxilia o principal músculo durante a movimentação (sinergista) e um músculo que tem função de estabilizar as partes proximais de um membro por meio de contração isométrica, enquanto ocorrem movimentos nas partes distais desse membro (fixadores)
Soluções para a tarefa
Primeiramente, cabe informar que o complemento da questão segue ao final da presente resposta.
Prosseguindo, durante a flexão de cotovelo, o bíceps branquial é o músculo agonista e o tríceps branquial o antagonista.
Funções dos músculos na realização de movimentos
Para que possamos realizar qualquer movimento, é imprescindível que haja a interação articulada e ordenada dos músculos e de todas as outras estruturas relacionadas a este movimento.
No que tange à função dos músculos na realização de movimentos, podemos classificá-los como:
- Agonista - Principais agentes executores do movimento, no caso da flexão de cotovelo, o músculo agonista é bíceps branquial, conforme já mencionado;
- Antagonista - Realiza o processo contrário ao agonista. Ou seja, durante um movimento, enquanto o músculo agonista se contrai, o antagonista relaxa. No caso da flexão de cotovelo, conforme já mencionado, o antagonista é o tríceps branquial;
- Sinergistas - Trabalham para eliminar algum movimento indesejado;
- Fixadores - Promovem a estabilização da articulação.
Saiba mais sobre músculos em brainly.com.br/tarefa/22791094
Espero que tenha ajudado :)
#SPJ4
Complemento da Questão
Considerando a classificação dos músculos durante um movimento, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:
I: Na flexão de cotovelo, durante um exercício na academia, observamos que o principal músculo a ser utilizado para que o ocorra o movimento é o bíceps braquial. Desta forma esse músculo, segundo a classificação, recebe o nome de agonista.
ASSIM
II: O músculo antagonista, nessa situação, passa a ser o deltoide, pois oferece estabilidade para que o movimento ocorra.
Alternativa 1 - As asserções I e II são verdadeiras, e a asserção II justifica a I.
Alternativa 2 - As asserções I e II são verdadeiras, mas a asserção II não justifica a I.
Alternativa 3 - A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa.
Alternativa 4 - A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.
Alternativa 5 - As asserções I e II são falsas.