Para realizar este desafio você deverá se colocar na posição que ocupa hoje (estudante) e apontar a melhor estratégia para tornar a realidade vivida numa equipe de trabalho. Vamos lá! João estuda numa escola da rede pública de ensino e se sente muito orgulhoso, pois ela é muito bem conceituada na cidade. Ele é um aluno dedicado, frequente, comprometido e bastante aplicado, mas só entra em "canoa furada". Outro dia, a professora de Biologia passou um trabalho valendo dez pontos em um bimestre de 25, para que os alunos apresentassem o sistema nervoso de uma ave. Ela dividiu os grupos de trabalho por sorteio, e cada um deveria ser composto por seis integrantes e, para variar, João mais uma vez ficou em "maus lençóis", pois os integrantes de seu grupo eram os mais desinteressados da turma. A professora estipulou o prazo de uma semana para apresentação do trabalho. Então, ele mesmo foi dividindo as tarefas do grupo e definindo o que cada um faria (conseguir a ave, retirar o sistema nervoso, elaborar um roteiro explicando cada organela, levar o material de apresentação para a escola) e o próximo dia que deveriam se reunir para finalizar as etapas, além de determinar quem apresentaria o trabalho. Chegado o dia de se reunirem para finalizarem o trabalho, somente João tinha feito a sua parte. A reunião do grupo ocorreu no domingo à tarde e a apresentação estava marcada para a próxima quarta, ou seja, os estudantes não teriam oportunidade de se reunir novamente até o dia da entrega do trabalho. Dessa maneira, que tipo de estratégia ou plano de ação poderia ser realizado por João para conseguir apresentar o trabalho, da melhor maneira possível, transformando seu grupo numa equipe? Por quê?
Soluções para a tarefa
João pode tentar estabelecer papéis para cada membro do grupo, definindo as funções que terão conforme suas habilidades individuais.
É interessante que as funções sejam compatíveis com as habilidades e a área de interesse de cada um, para que assim eles tenham interesse em desenvolver aquilo que lhes foi destinado.
Fazendo o que sabem e gostam, eles se sentirão motivados e terão um melhor rendimento, tornando possível que o trabalho seja apresentado na data marcada pela professora.
Espero ter ajudado!
Resposta:
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
A utilização de ferramentas digitais, tais como aplicativos e redes sociais mantêm o grupo interagindo após o encontro de domingo. Outro detalhe importante seria a nomeação de cada membro do grupo para realizar as tarefas, para que tudo esteja pronto até terça-feira à noite. Os integrantes poderiam, inclusive, enviar vídeos com o status da apresentação e o andamento de cada tarefa. João teria que mencionar a importância de trabalharem em prol do mesmo resultado, pois a tentativa anterior foi frustrante e gerou retrabalho para todos. Além disso, seria fundamental que todos contribuíssem para a finalização do trabalho, pois, assim, ninguém ficaria sobrecarregado.
Explicação: