Biologia, perguntado por jregiina, 11 meses atrás

Para realizar este desafio, você deverá explicar por que o soro caseiro é mais eficaz para hidratação do que a água. Para isso, você deverá relacionar o transporte das substâncias (sal, água e açúcar) que são colocadas no soro caseiro e que contribuem para a hidratação do paciente.
Muitos de nós já passamos ou cuidamos de alguém com doença diarreica. Entre as características da doença estão o aumento do número de evacuações e a perda de consistência das fezes, sendo que uma das principais complicações é a perda de água e eletrólitos, resultando em uma grande desidratação, que pode até levar à morte.

Uma das formas de evitar o agravamento da desidratação é fazer uso oral de uma solução chamada soro caseiro, a qual contém quantidades apropriadas de água (H2O), sal (NaCl) e açúcar (sacarose - C12H22O11). A função do soro caseiro, por via oral, é a reposição da perda de água e sais minerais perdidos pelo organismo. Dica: a sacarose é transformada em glicose e frutose no intestino.

1) Por que o soro caseiro é mais eficaz para hidratação do que a água?

2) Qual ou quais os tipos de transporte de membrana envolvidos nessa situação?

Soluções para a tarefa

Respondido por mateskos
19

1) De forma simples, o soro caseiro é mais eficaz que água, pois de certa forma ele simula a composição do liquido q possuímos dentro o organismo, tal liquido que é formado por água, sódio e glicose.

2)A célula absorve a água através do sistema de transporte ativo, ou seja, a água tende a passar de um meio menos concentrado para um mais concentrado.


jregiina: Obrigadaaaa
Respondido por galvor
26

1) O soro caseiro é mais eficaz do que a água porque sua composição (água, sacarose e cloreto de sódio) simula o líquido interno do nosso corpo. Só beber água não é suficiente, pois ela é excretada pelo trato gastrintestinal logo após sua ingestão.

2) Dentro do tubo intestinal, o sódio e a glicose interagem com uma proteína transportadora e são cotransportados através da membrana. O aumento da concentração de sódio (Na+), dentro da célula faz com que o meio intracelular torne-se hipertônico em relação ao meio externo e, assim, a água é difundida por osmose para dentro da célula. Em seguida, o potássio (K+) sai da célula por meio de permease (difusão facilitada). A glicose e o sódio entram na célula por meio de transporte ativo (simporte). À medida que o sódio se difunde a favor de seu gradiente de concentração, a energia eletroquímica liberada é utilizada para transportar a glicose para dentro da célula e, então, a glicose é transportada para o interstício e, posteriormente, para o organismo por difusão facilitada. O sódio é transportado de volta ao meio extracelular pela bomba Na+ -K+ ATPase. Dessa forma, a água entra mais rápido na célula devido ao fenômeno da osmose, estimulada pela entrada do sódio. Todo esse processo proporciona hidratação ao paciente

Perguntas interessantes