Para realizar a VAP2, leia inicialmente os TEXTOS 1 e 2:
TEXTO 1
Durante muitos anos, a humanidade utilizou os recursos naturais do planeta, para suas necessidades energéticas, sem grandes preocupações em relação aos efeitos que causariam ao meio ambiente. De acordo com Gore (2010, p.32), “a civilização humana e o ecossistema terrestre estão entrando em choque, e a crise climática é a manifestação mais proeminente, destrutiva e ameaçadora desse embate”. A atual situação climática brasileira ilustra o apresentado pelo autor, já que o comportamento do tempo não está de acordo com os parâmetros já estudados das estações climáticas do ano. Concomitante ao cenário de busca por melhorias, as pesquisas e investimentos em tecnologias que utilizam recursos naturais renováveis, para a diversificação da matriz energética, têm aumentado. Com isso, a energia solar fotovoltaica tornou-se mais conhecida e ampliou seu mercado econômico e acadêmico. Considerando o apresentado e o grande potencial solar energético do Brasil, o presente artigo vem abordar as questões técnicas relacionadas à utilização desta energia, e apresentar um panorama geral da evolução desta tecnologia. Por consequência, propor o estudo sobre a utilização pontual da mesma em sistemas de iluminação pública.
TEXTO 2
Os Ombros Suportam o Mundo
Carlos Drummond de Andrade
Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.
Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada esperas de teus amigos.
Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teu ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.
Como você observou, os textos apresentam linguagens diferentes. Depois de consultar a Aula 07, analise os dois textos e elabore um texto autoral, explicando qual é diferença entre a linguagem usada no TEXTO 1 e a linguagem usada no TEXTO 2. Não se esqueça de dar um título ao seu texto que desperte a curiosidade do seu leitor.
Se for efetuar alguma citação, consulte as Regras da ABNT para a formatação de trabalhos acadêmicos, para citar corretamente.
Antes de postar o seu texto, leia-o em voz alta, como se estivesse contando uma história, para corrigir eventuais falhas.
Seu trabalho será avaliado de acordo com os critérios que seguem
Você deve mostrar que:
- sabe a diferença entre linguagem objetiva e subjetiva;
- consegue provar a sua opinião utilizando argumentos.
- consegue elaborar um texto com clareza e correção gramatical.
- dar um título que provoque a curiosidade do leitor para o seu texto.
Bom trabalho!
Profª Eliana
Ocultar barra de ferramentas
Parágrafo
Impedir vinculação automática
Insira a mídia Moodle
Caminho: p
Pular Navegação do questionário
Navegação do questionário
Questão 1 Esta página
Finalizar tentativa ...
Soluções para a tarefa
Olá!
O texto 1 é um típico texto acadêmico, mais especificamente um artigo científico. Pelo seu conteúdo, é possível inferir que refere-se à introdução ou ao resumo, pois:
- na primeira frase é apresentada a temática geral referente ao uso de recursos do meio-ambiente pela humanidade;
- na segunda frase há uma citação que aponta para a problemática, a "crise climática" resultante do embate entre homem e ecossistema;
- o texto continua afirmando que a situação brasileira está de acordo com a citação exposta, apresentando como argumento o "comportamento do tempo" que não está de acordo com as expectativas.
- o texto se encaminha para possíveis soluções à crise anteriormente apresentada, propondo a utilização de recursos naturais renováveis.
- por fim, são especificados os objetivos do artigo, a saber, abordagem de questões técnicas relativas à energia solar e o estudo sobre sua utilização na iluminação pública.
Já o texto 2 trata-se de um poema escrito por Drummond com forte crítica social (conforme o verso "As guerras, as fomes"), além de abordar questões como:
- postura passiva diante do mundo (indicada pelas expressões "não se diz mais" ou "não adianta");
- ausência de religião (conforme o verso "Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus");
- ausência de amor (conforme os versos "Tempo em que não se diz mais: meu amor" ou "Em vão mulheres batem à porta, não abrirás");
- ausência de amizades (conforme o verso "E nada esperas de teus amigos");
- endurecido pela vida (conforme o verso "E o coração está seco" ou "E os olhos não choram");
- sem temer a morte (conforme o verso "Chegou um tempo em que não adianta morrer");
- cujo único sentido é o trabalho, mesmo que irrefletido e automatizado (conforme o verso "E as mãos tecem apenas o rude trabalho").
Dessa forma, observa-se que no artigo acadêmico (texto 1) a linguagem é direta e objetiva, baseada em fatos e respaldada na literatura. Por outro lado, no poema (texto 2) a linguagem apresenta maior subjetividade, pois expressa opiniões pessoais sobre as visões de mundo do autor em questão.
Espero ter ajudado!