Para realização desta atividade, com a finalidade de ajudar a sua discussão, leia o artigo da USP falando sobre vitamina D e microbiota intestinal no link a seguir: http://jornal.usp.br/ciencias/niveis-de-vitamina-d-podem-afetar-microbiota-intestinal/. Acesso em: 16 ago. 2018.
Não se limite apenas ao texto, busque também no livro texto da disciplina e em outras fontes que julgar importante.
Com base na leitura dos textos e nos conhecimentos adquiridos com a disciplina discuta qual a relação de uma alimentação rica em Vitamina D e a microbiota intestinal? Como uma microbiota intestinal mais saudável pode melhorar o risco de doenças cardiovasculares?
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
De acordo com o estudo, os níveis de vitamina D circulantes no organismo podem influenciar o perfil da microbiota intestinal e, consequentemente, o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e metabólicas. Os pesquisadores ressaltam que são apenas indícios sobre a existência dessa relação, se fazendo necessário pesquisas mais aprofundadas.
Ao avaliar grupos com diferentes concentrações de vitamina D ingerida, observou-se que os participantes com maior nível de vitamina D circulante apresentavam no sangue uma quantidade menor de lipopolissacarídeos. Essas moléculas estão presentes na superfície de algumas bactérias do trato intestinal.
Assim, foi levantada a hipótese de que os indivíduos mais suficientes de vitamina D tenham uma composição mais saudável da microbiota intestinal e logo, apresentaria um impacto benéfico no risco de doenças cardiovasculares.