História, perguntado por jackcosta681, 4 meses atrás

para quem está voltada a agricultura praticada nos países desenvolvidos​

Soluções para a tarefa

Respondido por michelofsilvestre
2

Resposta:

Com a revolução agrícola do século XX (revolução verde), os países ricos passaram a empregar cada vez menos mão de obra nas atividades rurais. Nesse conjunto de países, a agropecuária é moderna e utiliza recursos avançados de produção, como o uso intensivo de agrotóxicos, fertilizantes, mecanização, recursos biotecnológicos e métodos adequados de manejo dos solos. O resultado disso é a alta produtividade e a grande produção agropecuária.

Nos países ricos vigora uma política agrícola que busca sempre grandes margens de lucros e benefícios para sua produção interna. Muitos deles produzem e estocam alimentos esperando o melhor momento para comercializá-los, obtendo assim maiores lucros.

Mas a ação mais comum dos países desenvolvidos é o protecionismo. A maioria dos produtos comprados dos países subdesenvolvidos é sobretaxada ao entrar no mercado desses países para que não faça concorrência com os produtos locais.

Existem diversos exemplos atuais que envolvem o Brasil, como o açúcar no mercado europeu, o suco de laranja e os biocombustíveis no mercado dos EUA. O que ocorre é que o governo dos países ricos subsidia seus produtores rurais através de créditos a taxas de juros baixíssimas. Essa prática faz com que essas vantagens oferecidas sejam repassadas para o custo final dos gêneros agrícolas, barateando-os de tal forma que se torna muito difícil a concorrência.

Explicação:

Resumidamente, a produção agrícola desses países é altamente mecanizada, tem baixo percentual de mão de obra, possui alta produtividade, tem grande utilização de insumos e implementos agrícolas, pratica o protecionismo comercial e é responsável por grande parte da produção, do comércio e do consumo mundial de alimentos.

Perguntas interessantes