Para que uma substância química cause alguma alteração em um determinado organismo vivo, ela deve interagir a nível molecular com as estruturas que compõe esse organismo. A forma com que essa interação ocorre irá determinar a extensão e o tempo do efeito. No caso de agentes tóxicos, o efeito será deletério, podendo ser irreversível em alguns casos. Com relação aos mecanismos de interação de agentes tóxicos com o organismo, explique as interações que ocorrem com receptores, contemplando os tipos de receptores, a diferença entre eles e o tipo de interação que pode ocorrer (agonista ou antagonista).
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Para que uma substância química possa agir de forma eficaz em um organismo, as principais interações que devem acontencer são a do agente tóxico com o receptor, podendo ele ser agonista e antagonista.
Interação celular das substâncias químicas
Para que uma substância química possa agir em uma célula ela deve interagir com os receptores celulares, nesse caso, o agente tóxico deve se ligar aos receptores celulares que podem estar localizados na membrana, núcleo ou citoplasma.
A forma de interação do agente tóxico com o receptor, pode ser tipo:
- Agonista: Estimulará as respostas geradas pelos receptores.
- Antagonista: Bloqueará as respostas geradas pelos receptores.
Sendo assim, para que a substância química possa agir, o agente tóxico deve se ligar ao receptor e dependendo da forma que for feita tal ligação, ele gerará diferentes reações na célula.
Imagem: Esquema da interação do canabinóide (molécula produzida pela Cannabis e pelo corpo dos vertebrados) com receptor (CBD2) da célula.
Para aprender mais sobre interação celular com substâncias químicas, considere acessar: https://brainly.com.br/tarefa/43476461
#SPJ1