Para que uma estória realmente prenda a atenção da criança, deve entretê-la e despertar sua curiosidade. Mas para enriquecer sua vida, deve estimular-lhe a imaginação: ajudá-la a desenvolver seu intelecto e a tornar claras as emoções; estar harmonizada com suas ansiedades e aspirações; reconhecer plenamente suas dificuldades e, ao mesmo tempo, sugerir soluções para os problemas que a perturbam (BETELHEIM, 1980, p. 13 apud PERUZZO, 2016, p. 3).
PERUZZO, Adreana. A importância da literatura infantil na formação de leitores. In: CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA, 15., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: CiFEFiL, 2011. Disponível em: . Acesso em: 31 out. 2019.
Neste sentido, quais recursos podem ser utilizados no processo de contação de história?
I. Fantasias.
II. Caixas de papelão.
III. Fantoches e dedoches.
IV. Livros e teatro de sombras.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Todas as alternativas.
Explicação:
O contador de histórias poderá fazer uso de diversos recursos para atrair a atenção das crianças. Um fantoche, uma dobradura, uma simples pedrinha, enfim, qualquer coisa que lembre o personagem ou o local onde a história se passa, encanta a criança.
Em relação a contação de histórias, todas as alternativas estão corretas: I, II, III e IV.
Recursos para contação de história
Pode ser utilizado muitos recursos no processo de contação de história para atrair a atenção das crianças, como fantoches, dedoches, fantasias, caixas, dobraduras de papel, livros, teatro de sombra e qualquer coisa que remeta ao personagem ou o local onde a história se passa.
Além disso, os livros sem texto também são ótimos recursos para a exploração da oralidade, pois se utiliza apenas de imagens para transmitir a mensagem. Trabalha-se assim a comunicação não verbal.
Aprenda mais sobre contação de histórias em: https://brainly.com.br/tarefa/30560811