Para que um texto alcance o status de literário, ele precisa realçar e explorar alguns recursos estéticos que o tornem agradável e desafiante ao leitor. Esses recursos se aliam à plurissignificação, ao sentido conotativo da palavra, à organização linguística imprevisível, ao descompromisso com a realidade, à busca de uma descarga emocional do leitor (catarse). Faça uma pesquisa em que você explicite esses recursos e, depois, analise o texto "Os poemas", de Mário Quintana, justificando o que faz dele um texto literário. Os poemas Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês. Quando fechas o livro, eles alçam voo como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhoso espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...
Soluções para a tarefa
A organização linguística imprevisível, por sua vez, é um dos elementos que demonstram o domínio técnico que o autor apresenta sobre a língua escrita, pois ele a domina tão bem que pode brincar com as suas regras. Entre outras coisas, esta técnica tem por objetivo nos tirar de um lugar de conforto na presença da obra, de modo que não a possamos ler de maneira mecânica, algo que faz com que reflitamos sobre aquilo que lemos
O descompromisso com a realidade, por sua vez, dá ao autor liberdade criativa. Como ele não está preso pelas limitações da realidade, sua obra pode alçar vôos criativos mais altos.
Já a catarse representa o aspecto emocional do ato de ler uma obra artística: podemos, através dela, atingir regiões de nossa subjetividade que geralmente ficam escondidas, trabalhando o lado emocional.
No poema em questão há presença do sentido conotativo e do descompromisso com a realidade quando diz que "os poemas voam como os pássaros".
A organização linguística imprevisível podemos perceber nos seguintes versos, apresentados como no poema original:
Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.
Resposta:
padrao esperado
Explicação:
Dentre as principais características que tornam este texto literário estão os recursos estilísticos, fonéticos e semânticos; a conotação, especialmente, com o uso da metáfora e da metonímia; o emprego adequado da metrificação, do ritmo, da rima, da articulação dos personagens, da estruturação do enredo, entre outros elementos; e a capacidade de emocionar o leitor, em sua função catártica.
Com relação à análise do texto do Mário Quintana, é possível perceber a exploração dos plurissignificados, com o emprego da conotação no termo "poemas", sendo empregado metaforicamente como pássaros. Essa metáfora é explorada no decorrer de todo o texto. Além disso, há o uso de versos livres, ritmo e musicalidade próprios do poema.