"Para que te servem essas unhas longas? Para te arranhar de morte para arrancar os teus espinhos mortais, responde o lobodo homem. Para que te serve essa cruel boca de fome? Para te morder e para soprar a fim de que eu não te doa demais,meu amor, já que tenho que te doer, eu sou o lobo inevitável, pois a vida me foi dada. Para que te servem essas mãos queardem e prendem? Para ficarmos de mãos dadas, pois preciso tanto, tanto, tanto — uivaram os lobos, e olharam intimidadosas próprias garras antes de se aconchegarem um no outro para amar e dormir." (trecho do conto "Os desastres de Sofia", deClarice Lispector, em Felicidade clandestina)Considerando os contos de Felicidade clandestina, de Clarice Lispector, assinale a alternativa correta.a) Em "Os desastres de Sofia", a relação de amor e ódio que se constrói entre professor e aluna se apresenta metaforizadana figura do lobo. A violência praticada pelo professor por meio dos falsos elogios à escrita da menina desencadeia aviolência final da narrativa.b) O reaproveitamento intertextual de personagens da literatura infantil é constante nos contos de Felicidade clandestina,como forma de representar a violência física e mental praticada por crianças e por adultos.c) De forma intertextual, a narradora de "Restos de Carnaval" afirma que seu mundo interior, quando criança, "não era feitosó de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério", o que é mais um exemplo da densidade darepresentação da infância pela autora.d) Se em "Os desastres de Sofia" a menina é punida pelo professor, em "Cem anos de perdão" a garota que rouba rosas epitangas de casas ricas do Recife recebe o perdão do jardineiro e de um proprietário, o que desmerece a relação que elatentara estabelecer entre crime e prazer.e) O embate entre dois seres profundamente diferentes se observa no conto "Tentação", em que se encontram umamenina e um cachorro. As diferenças entre os seres, postas num primeiro plano na narrativa, frustram o desejo dacriança de brincar com o cão.
#UFPR
#VESTIBULAR
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa correta é a letra B) De forma intertextual, a narradora de “Restos de Carnaval” afirma que seu mundo interior, quando criança, “não era feito só de duendes e príncipes encantados, mas de pessoas com o seu mistério”, o que é mais um exemplo da densidade da representação da infância pela autora.
Clarice Lispector em Felicidade Clandestina apresenta diferentes contos para o leitor.
Um dos contos é Os desastres de Sofia no qual a narradora apresenta uma intertextualidade para falar sobre o mundo interior da criança, que não havia somente príncipes encantados, mas pessoas.
A obra de Clarice Lispector apresenta os bichos como seres que têm sentimentos e ações, características dos seres humanos.
Abraços!
Perguntas interessantes
Química,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Artes,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Física,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás