Português, perguntado por arturpaixao192, 8 meses atrás

para que serve um texto como esse ​

Soluções para a tarefa

Respondido por kattyaf
7

Resposta:

O texto é uma manifestação escrita acerca das ideias de um autor (emissor ou locutor). Eles têm a função de transmitirem mensagens

Explicação:

Do grego, a palavra “texto” significa “tecido”. Assim, se pensarmos em sua dimensão etimológica, as palavras seriam os fios e o texto seria o tecido completo e organizado.

Texto e Contexto

Importante observar que o texto está intimamente ligado ao contexto, e somente existe quando essa relação se estabelece.

Dessa forma, uma lista de supermercado é um texto, se, no entanto, para o leitor ela fizer sentido.

Logo, se você encontra uma lista num ônibus, essa manifestação não será considerada um texto, uma vez que não faz sentido pra você, ou seja, está fora do seu contexto.

Por outro lado, a palavra "silêncio" que surge nas paredes dos hospitais, está atrelado ao contexto e, por isso, é considerada um texto.

Dessa maneira, fica claro que os textos podem ser curtos, com somente uma palavra, ou expresso por meio de um conjunto delas. Contudo, devemos ter atenção às características e os critérios essenciais de um texto.

Sendo assim, o texto não é um emaranhado de frases, e para que ele seja efetivado existem dois critérios fundamentais: a coesão e coerência.

coesão e Coerência

A coesão e a coerência são recursos fundamentais utilizados na tessitura de um texto.

Dessa forma, a coesão estabelece a conexão harmoniosa entre as diversas partes do texto. Isso pode acontecer na composição dos parágrafos ou na estrutura frases, por meio das conjunções, preposições, advérbios e pronomes.

Já a coerência é fundamental para estabelecer a relação lógica entre as ideias de um texto, fazendo com que umas complementem às outras, ou seja, não se contradigam.

A partir desses dois recursos fundamentais, o texto constitui o “todo” significativo.

Tipos de Textos e Gêneros Textuais

De acordo com a finalidade e a estrutura do texto, há 5 Tipos de Textos:

Narrativo

Descritivo

Dissertativo

Expositivo

Injuntivo

Os Gêneros Textuais surgem dos atributos pertencentes aos diversos tipos de textos, de modo que apresentam características comuns em relação à linguagem e ao conteúdo.

Em outras palavras, o gênero textual são estruturas textuais peculiares que surgem dos diversos tipos de textos:

narrativo : romance, novela, crônica, contos de fada, fábula, lendas.

Descritivo: diário, relatos, biografia e autobiografia, notícia, currículo, lista de compras, cardápio, anúncios de classificados.

Dissertativo: editorial jornalístico, carta de opinião, resenha, artigo, ensaio, monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado.

Expositivo: seminários, palestras, conferências, entrevistas, trabalhos acadêmicos, enciclopédia, verbetes de dicionários.

Injuntivo: propaganda, receita culinária, bula de remédio, manual de instruções, regulamento, textos prescritivos.

Importante ressaltar que o gênero textual pode conter mais de um tipo textual. Ou seja, um manual de instruções apresenta uma lista do que acompanha o objeto (texto descritivo) e o modo de execução ou instalação (texto injuntivo).

Perguntas interessantes