Saúde, perguntado por iranifernandesbv, 10 meses atrás

Para que serve o genoma? cita

Soluções para a tarefa

Respondido por luizricmarcelino
0

Resposta:Pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo (IMT-USP) e do Instituto Adolfo Lutz (IAL), em parceria com cientistas britânicos da Universidade de Oxford, sequenciaram em tempo recorde o genoma do novo coronavírus encontrado no Brasil.

O processo, que normalmente leva 15 dias para ser concluído, foi realizado em 48 horas no caso do primeiro paciente identificado com a doença no Brasil, e as informações foram divulgadas na sexta-feira (28). O genoma do vírus encontrado no segundo caso confirmado do país também foi sequenciado pela mesma equipe e publicado na segunda-feira (2).

Duas cientistas brasileiras se destacaram no feito. Uma delas é Ester Sabino, diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP e coordenadora do Centro Conjunto Brasil-Reino Unido para Descoberta, Diagnóstico, Genômica e Epidemiologia de Arbovírus (Cadde), especializado em epidemias de arboviroses, como dengue e Zika.

A outra é Jaqueline Goes de Jesus, que coordenou o sequenciamento, pós-doutoranda na Faculdade de Medicina da USP e bolsista da agência de fomento Fapesp. Junto dela, atuou o pesquisador Claudio Tavares Sacchi, do Instituto Adolfo Lutz.

“Em média, os países estão conseguindo fazer o sequenciamento em 15 dias. Queríamos fazer em 24 horas, bater o recorde, mas não funcionou tudo (no processo). Fizemos em 48 horas, como o Instituto Pasteur (na França)”, afirmou Sabino à BBC News Brasil.

O novo coronavírus já matou mais de 3.000 pessoas em todo o mundo, com mais de 90 mil casos de infecção. Inicialmente chamado de 2019-nCoV, ele foi posteriormente batizado de Sars-CoV-2. A doença causada por ele foi nomeada de covid-19 pela Oms


luizricmarcelino: esse foi um breve resumo se quiser tenta resumir mais um pouco não achei como ai tem partes importantes
Perguntas interessantes