Para que serve o diagnóstico ambiental?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O principal objetivo do diagnóstico ambiental é verificar se um empreendimento poderá exercer suas atividades sem interferir no meio ambiente. Ou, caso isso aconteça, o que é previsto como necessário para reverter ou amenizar essa situação. A ideia é garantir que as empresas atuem em conjunto com o ambiente, sem prejudicá-lo.
Essa pode ser considerada uma das etapas mais custosas do estudo de impacto ambiental, e exige um bom planejamento por parte do empreendedor. Trata-se de uma forma de mostrar que a empresa é ambientalmente responsável.
Como é feito esse diagnóstico?
Além de estudar toda a influência do projeto em relação ao meio ambiente, o diagnóstico ambiental analisa e descreve os recursos naturais que estão ali presentes. As etapas do processo envolvem:
Meio físico: água, ar, clima, solo, correntes atmosféricas e marinhas, topografia, recursos minerais presentes, hidrografia;
Ecossistemas naturais e meio biológico: leva em conta a fauna e a flora da região e como elas seriam afetadas pelo empreendimento;
Meio socioeconômico: uso do solo e a forma como é ocupado, como a água é e será utilizada e como funciona a economia da região. Leva em conta também questões sociais.
A partir desse diagnóstico, é então decidido se a empresa pode ou não executar suas atividades na região escolhida. O principal objetivo é que poucas mudanças sejam realizadas e que em sua maioria sejam positivas. É preciso que não apenas o empreendedor seja beneficiado, mas também a população e o meio ambiente.