Para que serve a avaliação de aptidão física
Soluções para a tarefa
Resposta:
Um exame de aptidão física tem como objetivo avaliar as condições de saúde de uma pessoa, antes que ela inicie alguma nova atividade. Esse tipo de avaliação geralmente é exigida em espaços de prática esportiva, concursos públicos, entre outras ocasiões.
Continue lendo para saber todos os detalhes e exigências de um atestado de aptidão física!
O que é exame de aptidão física?
Um exame de aptidão física serve para certificar que uma pessoa tem plenas condições de saúde para exercer determinada atividade.
Este tipo de teste é solicitado por diversas razões:
Nas academias e clubes esportivos, antes de alguém iniciar uma atividade física;
Em concursos públicos, como critério de aprovação;
Nas empresas, antes do funcionário começar a trabalhar (Atestado de Saúde Ocupacional – ASO).
De acordo com a Resolução CFM 1.658/2002, somente médicos e odontólogos podem diagnosticar a presença ou ausência de doenças e emitir atestados de aptidão física.
Não é necessário, porém, que o médico seja especializado em medicina esportiva ou cardiologia, ao liberar um paciente para realizar um esporte, desde que esteja ciente dos impactos da atividade avaliada.
Como é feito exame de aptidão física?
O exame de aptidão física visa, prioritariamente, a identificação de limitações e doenças cardiovasculares, que possam ser empecilho para a prática da atividade em questão.
Quando o coração e os vasos sanguíneos já não funcionam de maneira adequada, o esforço físico pode agravar ainda mais essa condição, por isso a importância da avaliação cardiovascular.
O atestado de saúde ocupacional (ASO), porém, obedece regras específicas de avaliação, determinadas na NR-07, que vão ser adequadas para a atividade exercida pelo trabalhador.
Mas, em geral, de acordo com a Diretriz de Cardiologia do Esporte e do Exercício, um exame de aptidão física envolve:
Anamnese
Anamnese é uma espécie de entrevista que o médico realiza com o paciente. Nessa conversa, ele vai perguntar sobre:
Hábitos de vida, tais como alimentação, sono, bebida, cigarro etc.;
Histórico de saúde pessoal e existência de alguma doença crônica;
Histórico médico familiar, principalmente com relação a males cardiovasculares.
Exame físico
Durante o exame físico, o médico avalia as condições das articulações, ausculta coração e pulmões, afere a pressão arterial, entre outros aspectos do paciente, que são observáveis sem a ajuda de testes complementares de diagnóstico.
Exames complementares de diagnóstico
De acordo com a Diretriz de Cardiologia do Esporte e do Exercício, para ser completo, um teste de aptidão física deve envolver pelo menos um exame complementar, que geralmente é o eletrocardiograma de rotina.
Quando uma pessoa tem mais de 50 anos, ou apresenta fatores de risco para problemas cardiovasculares, a orientação é de que também seja feito um eletrocardiograma de esforço (teste ergométrico), antes de iniciar uma atividade física.
Eletrocardiograma de rotina
Neste exame, eletrodos são colocados no tórax, braços e pernas do paciente e conectados a uma máquina, que monitora sua atividade elétrica cardíaca. O objetivo é detectar anormalidades na anatomia e funcionamento do coração.