Para que possamos planejar a captação de fundos adicionais ou a aplicação de excedentes de caixa, é preciso que saibamos qual a situação financeira atual da empresa. Analise as proposições e assinale a alternativa correta. Sobre o Grau de Imobilização do Investimento – GII, é correto afirmar que I – Identifica quanto dos recursos próprios foi aplicado no permanente e, por dedução, quanto sobrou para aplicação no giro. II – Revela a parcela do Ativo que foi reservada para as aplicações de caráter permanente, por dedução, permite identificar a parcela de recursos investidos pela empresa no giro. III – A equação que define o GII é Ativo Permanente dividido pelo Patrimônio Líquido. IV – Um alto grau de imobilização do investimento compromete a liquidez da empresa, pois são recursos investidos em ativos fixos que compõem a sua estrutura física, os quais são aplicados sem o intuito de venda ou conversão de moeda. A As proposições II, III e IV estão corretas. B As proposições II e IV estão corretas. C As proposições I, II e III estão corretas. D As proposições III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
A alternativa correta da questão é a letra A: II, III e IV estão corretas.
O Grau de Imobilização do Investimento é um importante indicador que permite à empresa mensurar o quanto do seu capital próprio está investido no Ativo Permanente o que, via de regra, pode comprometer a sua liquidez (disponibilidade de dinheiro no curto prazo).
Essa equação é definida por I (imobilizado) que é igual ao Ativo Permanente dividido pelo Patrimônio Líquido, cujo resultado deverá ser multiplicado por 100.
Essa equação permite avaliar o quanto que a empresa aplicou em seu Ativo Permanente para cada R$ 100,00 de seu capital próprio ou Patrimônio Líquido.
Por esse motivo, a II, a III e a IV estão corretas, porque exemplificam como acontece o processo do Grau de Imobilização do Investimento.
Espero ter ajudado!