Para que os historiadores possam estudar o passado e buscar conhecer como viveram os indivíduos, os povos e as civilizações, esses pesquisadores precisam obter e analisar __________________ a respeito do que está sedo estudado, chamadas de fontes históricas. As fontes são os __________________ deixados pelos __________________. É por meio da análise das fontes que nasce o estuda da História, ou seja, é por meio da análise dessas fontes que um historiador pode reconstruir __________________ das relações entre as pessoas, e entre elas e o espaço onde vivem.
A seguir, assinale a alternativa CORRETA:
)
documentos oficiais, livros, historiadores e verdades.
b)
pistas, vestígios, seres humanos e fragmentos.
c)
esculturas, meios, intelectuais e histórias.
d)
esculturas, vestígios, historiadores e histórias.
e)
pistas, livros, seres humanos e verdades.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A história oral passa pelo processo da análise do subjetivo quando coleta fontes orais. Por meio dessa análise, pode-se chegar a uma das questões fundamentais para os historiadores: quais as intenções do homem. O pesquisador pode alcançar a compreensão pelo discurso e pode encontrar vestígios da intenção humana dentro da narração de experiência pessoal, que abarca corpo e mente. A experiência, os pensamentos, as sensações, as intenções, o comportamento mental, tudo isso passa pelo conhecimento narrado.
Sendo assim, no papel de professor de história do 5º ano do ensino fundamental, imagine o seguinte cenário:
Descrição da imagem não disponível
Após a consulta, a fim de alcançar as habilidades propostas, você optou por solicitar aos seus alunos entrevistas na modalidade de história oral de vida sobre a temática "lugares de memória". Assim, escreva sobre como você pode orientá-los quanto aos procedimentos para realizar a entrevista, sugerindo algumas perguntas que podem ser feitas.
Explicação:
No procedimento da entrevista, o pesquisador deve dirigir a conversa com base em um roteiro previamente estabelecido, e o entrevistado deve reconstituir o período vivido mentalmente, se possível, com o auxílio de documentação, como, por exemplo, fotos e cartas antigas.
Deve-se realizar uma pergunta de cada vez, evitar questionamentos duplos e interrupções. Além disso, aconselha-se a não discordar do narrador e a não induzir as respostas, nem a complementá-las.
As primeiras perguntas devem ser elaboradas de modo a possibilitar confiança e fazer com que sejam facilmente respondidas para fluir a conversa. As perguntas devem sempre ser flexíveis e, no momento da entrevista, pode-se refazê-las, se necessário.
Sobre a temática "lugares de memória", pode-se perguntar ao entrevistado:
* Você lembra de um lugar de memória da sua cidade?
* Você recorda de um fato relevante sobre esse lugar de memória?
* Você teria imagens?
* Na sua opinião, qual é a importância desse lugar de memória para sua cidade?