Para que os europeus atingissem seu objetivo de controlar rotas comerciais e se estabelecer em diversos pontos do Planeta para praticar o comércio foram necessários conhecimentos científicos e técnicos. Contudo, e ao mesmo tempo, esse conhecimento foi impulsionado pelo “espírito cruzadista” cristão, ou seja, a retórica do cristianismo de espalhar a fé. Há aí uma contradição vital para a expansão ocidental. Nesse sentido, assinale a alternativa em que essa contradição se explica como elemento vital para as conquistas da Europa:
ALTERNATIVAS
O desejo do homem ocidental de defender a natureza e não permitir sua destruição. Foi exatamente essa busca e prática que levaram muitos povos a combater os europeus, devido a política de preservação da natureza defendida pelos colonizadores.
A contradição entre o desenvolvimento de ciência e tecnologia ligadas a expansão europeia tem uma contradição com o cristianismo. Ou seja, ao mesmo tempo que os ocidentais acumularam conhecimento, desenvolviam a racionalidade, eram estimulados pelo discurso da supremacia cristã e da necessidade de conversão.
Parte considerável da conquista dos europeus está ligada a sua forma de compreender o mundo racionalmente. Se observarmos as conquistas promovidas pela Europa e seus desdobramentos, há uma ruptura significativa com a religiosidade.
Essa ruptura fica clara na colonização da América. Nela, o cristianismo teve pouca expressão. A racionalidade da colonização acabou por desenvolver uma sociedade cética e pouco interessada nos cultos religiosos.
A moral religiosa acabou por predominar no capitalismo. A expansão marítima foi muito mais um ato de fé do que um interesse econômico, em que a busca de riqueza e de acúmulo de capital que movimentou os interesses dos europeus.
patriciavithoria:
Me ajudem
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Eu fui de B - (A contradição entre o desenvolvimento de ciência e tecnologia ligadas a expansão europeia tem uma contradição com o cristianismo. Ou seja, ao mesmo tempo em que os ocidentais acumularam conhecimento, desenvolviam a racionalidade, eram estimulados pelo discurso da supremacia cristã e da necessidade de conversão)
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás