Para que o controle gerencial seja concretizado, é preciso utilizar artefatos de controle gerencial, que podem ser caracterizados como técnicas de planejamento e controle de gestão que envolvem processos de : AControle, autenticação e logística. BMensuração, acumulação e comunicação de informação monetária. CAdministração, financeiros e de informações contábeis. DRevisão, informação e controle orçamentário.
Soluções para a tarefa
As empresas estão, cada vez mais, se especializando e melhorando os seus produtos, o que, consequentemente, eleva o nível de exigência vindo dos consumidores. Isso implica em um processo mais complexo dentro das organizações para que a demanda seja atendida da melhor forma possível, a fim de garantir uma estabilidade dentro dos moldes do mercado. Para que esse alinhamento seja eficaz, é necessário que haja um plano de como todo o processo produtivo deve acontecer e que haja um plano contenção, para solucionar possíveis eventualidades durante esse processo. É a partir dessa idéia que surge o Planejamento e Controle da Produção.
O Planejamento e Controle da Produção, ou PCP, é basicamente um serviço que dá suporte a tomada de decisões em relação aos processos ligados direta e indiretamente a produção de uma empresa. O serviço envolve tanto o planejamento e o controle em si, quanto a programação dos recursos usados nas operações, com ínicio e fim de todo o fluxo.
O PCP é fundamental no alinhamento da produção com a demanda, proporcionando uma base sólida na realização dos processos das empresas, afinal todo o sequenciamento produtivo, o layout utilizado, as etapas produtivas são planejadas e funcionam com base no melhor aproveitamento do produto e na melhor abrangência das necessidades dos clientes. O controle da produção entra em cena para garantir que todo o planejamento seja implementado, estabelecendo indicadores, metas e pontos críticos que precisam de um acompanhamento mais forte, garantindo, dessa forma, que o macroprocesso ocorra sem ônus previstos.
Mas afinal, quais são os benefícios que a empresa pode ter com a implantação dessa ferramenta? Podemos começar falando sobre algumas das entregas que viriam com a aplicação de PCP e melhorariam o dia-a-dia: O Planejamento da Capacidade Produtiva, definindo o que a empresa pode produzir em condições normais; o Plano Mestre de Produção, um documento que formalizará as decisões tomadas em relação à necessidade de produtos; o Sequenciamento da Produção, que ajusta a ordem em que cada pedido de cliente vai ser executado no chão-de-fábrica, por meio de um conjunto pré-definido de regras; a Análise do Layout, pra definir qual o layout ideal para o melhor aproveitamento do fluxo de insumos.
Além das suas entregas, o Planejamento e Controle da Produção traz consigo benefícios a longo prazo, como a possibilidade de avaliar os recursos que estão mais sobrecarregados e os que estão ociosos, para melhorar o lead-time da produção; o acompanhamento e gerenciamento da produção no geral, obtendo controle de cumprimento de prazos e identificação de responsáveis por uma etapa que possa vir a ter um gap no futuro e também monitorar os recursos da fábrica em tempo real, permitindo-o tomar decisões pontuais em relação a possíveis eventualidades, além de muitos outros.
Teve interesse em entender melhor como a análise e o estudo dos processos da sua empresa podem te alavancar dentro do mercado? Entre em contato conosco. Estaremos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.