História, perguntado por brendajenifferoficia, 10 meses atrás

para que michelangelo trabalhou ( teve incentivo de algum mecenas, viveu em alguma corte, foi um artista "independente" )?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por alexsandrainaciosant
5

Este é o Resumo da biografia dele, assim vc poderá responde todas essas perguntas, usando este texto:

Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio o encaminhou para a cidade de Florença, onde ficou sob a proteção de Lourenço de Médici (governante de Florença e Duque de Urbino). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.

Em 1492, foi morar na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lourenço. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496, recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nessa época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, criou duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família.

No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512, pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período, também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.

Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547, foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade, na cidade de Roma. Até os dias de hoje, Michelangelo é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época, como: Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.

* Mecenas = pessoas ricas e poderosas da época do Renascimento, que investiam nas artes como forma de conseguir reconhecimento e status perante a sociedade. Geralmente, eram príncipes, burgueses, bispos, condes e duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área. A burguesia, classe social em ascensão, e que lucrava muito com seu trabalho voltado para o comércio, viu no mecenato uma forma de alcançar o status da nobreza.

Espero te ajudado. Bons estudos!!!

Perguntas interessantes