Para que haja comunicação, alguns elementos são essenciais. Muitas vezes não os notamos, mas cada vez que estabelecemos contato com alguém de alguma forma, eles estão presentes. Sobre o trecho, podemos afirmar que: O trecho está incorreto, pois a função apresentada pela imagem não condiz com os elementos da comunicação. O trecho está correto em partes, pois o objetivo da ação na imagem é apresentar um processo de comunicação, caracterizado pela função poética. O trecho está correto, pois evidencia corretamente a análise sobre os elementos que compõem a comunicação. O trecho está correto em partes, pois não se faz necessário todos os elementos para que haja comunicação. O trecho estaria correto se evidenciasse que, na imagem, apenas prevalece a função que enfatiza o receptor.
Soluções para a tarefa
O gabarito é dado pela alternativa (3).
Alternativa 3: O trecho está correto, pois evidencia corretamente a análise sobre os elementos que compõem a comunicação.
Isso ocorre porque o processo de comunicação é formado pelas seguintes figuras do emissor e receptor.
Entenda que, na realidade, o emissor representa a pessoa que faz o envio de uma mensagem. Esta mensagem pode ser enviada apenas para uma pessoa ou várias (no caso de uma reunião ou palestra).
Além disso, vale frisar que o receptor é visto como a parte que recebe a mensagem. Na prática, o receptor representa a pessoa que ouve ou o público-alvo (em uma palestra) que escuta atentamente à mensagem do emissor.
Segue o complemento da questão:
(...)
Leia o seguinte trecho:
Para que haja comunicação, alguns elementos são essenciais. Muitas vezes não os notamos, mas cada vez que estabelecemos contato com alguém de alguma forma, eles estão presentes.
Vá e vença!